Projeto piloto ‘Letramento em Programação Robótica’ é iniciado com alunos da educação infantil
A Prefeitura de Manaus deu início a um projeto piloto que busca oferecer noções do pensamento computacional para as crianças entre quatro e cinco anos da rede municipal de ensino. A meta é estabelecer a ideia de que não precisa ter um computador funcionando para ensinar ou propagar conceitos de tecnologia. Denominado “Letramento em Programação e Robótica”, o projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e, inicialmente, será voltado para 140 estudantes de sete Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
O projeto trabalha conceitos de programação desplugada, ou seja, sem a necessidade de um computador e internet, baseados no pensamento computacional, raciocínio lógico, criatividade para resolução de problemas, além da questão da linguagem e oralidade dos pequenos. Envolve também conteúdos ministrados em sala de aula, sempre respeitando a faixa etária e as metas pedagógicas estabelecidas para a modalidade de ensino.
O projeto é uma segmentação do Procurumim, que hoje está em 70 escolas da rede e que atende a quase 13 mil alunos. Segundo o coordenador geral do projeto Procurumim e também responsável, em conjunto com outros técnicos, pelo projeto piloto voltado à educação infantil, Regis Caria, a ideia principal é desenvolver o pensamento computacional das crianças e, com isso, proporcionar uma educação integral, como orienta o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
“A ideia do projeto é fomentar o pensamento computacional, a partir de metodologias educacionais, que envolvam não só a linguagem de programação e tão pouco somente a robótica. E esse pensamento trabalha a partir de quatros parâmetros: abstração, decomposição, reconhecimento de padrão, algorítmicos. E a ideia também dessa computação desplugada é promover o desenvolvimento integral das crianças, baseado não só no cognitivo e disciplinar, mas também na progressão e no desenvolvimento de aspectos como o protagonismo, autonomia e sociabilidade com o outro”, explicou.
Ele frisou que o projeto vai ao encontro da nova tendência educacional, ou seja, a inserção das tecnologias no processo de aprendizagem para tornar o ensino mais atrativo e interessante.
“A partir desse pensamento computacional e desses parâmetros, o projeto envolve aquilo que todos esperam da educação brasileira, um ensino de qualidade e a educação 4.0. O projeto se preocupa com o desenvolvimento integral das crianças”, disse.
A primeira fase consistiu na preparação e formações dos disseminadores, que são professores e pedagogos. E no decorrer do ano, em paralelo com a aplicação do projeto nas escolas contempladas, irá acontecer formações com educadores. O projeto envolve toda a escola, a partir da aplicação da ação em cada unidade e envolvimento de outros professores e alunos.
Unidades Contempladas
As unidades contempladas são sete Cmeis, espalhados na zona urbana e rural de Manaus: Cmeis Maria de Fé Xeres, Antônio Anastácio Cavalcante, Renata Holanda de Souza, Sofia Soeiro, Maria do Socorro Cardoso, Ismail Aziz e Juracy Freitas.
Para a professora Raescla Ribeiro, a ação oportuniza aos alunos a iniciação e introdução ao estudo da programação e robótica. Segundo a educadora, o projeto é interessante porque instiga as crianças a entenderam que podem se tornar também produtores de tecnologia.
“A escola pública deve trazer essa abordagem mesmo, deve instrumentalizar as crianças desde a primeira infância, para que possam entender também que podem ser produtores de cultura e tecnologia, por que não? E para que isso ocorra é interessante que seja trabalhado desde a educação infantil, as nossas básicas e cernes desse padrão, como a abstração e algoritmos. Por isso, nós como escola, devemos disseminar esse pensamento nas crianças para que elas tenham essa noção“, completou.
Durante a execução do projeto, a criatividade e o raciocínio lógico das crianças são aguçadas, por meio de brincadeiras e soluções problemáticas lúdicas e pedagógicas. A aluna Ana Júlia Ribeiro, 4, do 1º período do Cmei Maria do Socorro Cardoso da Silva, no bairro Nova Esperança, zona Oeste, se divertiu com o projeto piloto.
“Adorei, brinquei e me diverti muito com meus amigos. Achei legal a brincadeira, até pensei que estava dentro de um computador mesmo”, frisou a pequena aluna.
A meta da prefeitura é aumentar para 500 o número de alunos beneficiados pelo projeto, conforme a necessidade e aceitação das crianças.
Texto – Emerson Santos / Semed
Fotos – Cleomir Santos / Semed
Notícias relacionadas
Educação
Aprovados em concurso começam a tomar posse na Semed
Educação, Esporte
Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo inicia jogos adaptados
Educação
Professores da rede municipal de ensino recebem certificação do Pnaic
Educação, Esporte
Alunos da zona Norte participam de ‘Olimpíadas do Dentinho’
Educação, Notícias
Mais de oito mil alunos serão beneficiados com a Campanha Municipal Sorriso na Escola
Educação
Educadores da área rural iniciam atividades de 2017 com Jornada Pedagógica
Educação
Professores das escolas do Rio Negro passam por formação em metodologia do ensino híbrido
Educação, Transporte
Cadastro e recadastro da meia passagem iniciará no dia 16 de janeiro
Educação
Quase 97% dos bolsistas indicariam o Programa Bolsa Universidade e 75% sentem-se preparados para o mercado, aponta pesquisa da Ufam
Educação
Rede municipal realiza prova eletrônica para alunos do 9º ano e da quinta fase do EJA
Educação
Mais de 6 mil alunos da rede municipal serão beneficiados com projeto de leitura
Educação
Prefeitura abre ano letivo para 2,3 mil alunos de escolas rurais
Educação
Gerência de Creche da Semed realiza programa de orientação a pais de alunos
Educação
Matrícula de novos alunos na rede pública de ensino começa nesta sexta-feira
Educação
Prefeitura paga 70% a mais que o novo piso nacional para os professores da rede municipal
Educação, Matrículas
Começam matrículas de novos alunos para Educação Especial do município
Educação
Centro Municipal de Artes Aníbal Beça abrirá inscrições para 300 vagas em cursos livres gratuitos
Educação
Prefeitura anuncia resultado do último remanejamento do Bolsa Universidade
Educação
Matrículas presenciais iniciam em mais de 700 escolas públicas de Manaus
Concurso, Educação
Semed convoca professores e pedagogos aprovados em concurso público e processo seletivo
Concurso, Educação
Aprovados no concurso e PSS da Semed começam a tomar posse
Educação
Mais de 80% dos pais de novos alunos da rede municipal não precisaram sair de casa para garantir a vaga dos filhos
Educação
Gerentes e assessores pedagógicos da rede municipal participam de Jornada Pedagógica
Educação, Obras
Reconstrução de muros de escolas municipais está acelerada
Educação
Prefeitura começa a distribuição da merenda escolar para as 492 unidades de ensino
Educação
Diretores de escola assinam Pacto pela Melhoria e Qualidade da Educação
Educação
Semed apresenta metas pedagógicas para 2017
Educação
Escolas municipais da zona Rural de Manaus recebem novas lanchas escolares
Educação
Prefeitura e Defensoria entram em acordo quanto à convocação de aprovados em cadastro de reserva no concurso 2014 da Semed
Educação
Rede municipal de ensino inicia o ano letivo com mais de 240 mil alunos