Ações do projeto para pesca e piscicultura no Amazonas propostas pelo convênio firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) estão sendo realizadas em sete municípios do estado. No sábado (24/08), a equipe do Idam e Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror) atendeu com orientações técnicas cerca de 80 famílias rurais das comunidades São Félix, Cuia e Açupuranga, no município de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus).
De acordo com a gerente de Convênios, Contratos e Acordos de Cooperação Técnica do Idam, Quênia Barros, a ideia é apresentar o projeto, as etapas a serem executadas e falar da importância desse incentivo que irá agregar valor ao pescado. “A princípio será feita a listagem de beneficiários e depois um diagnóstico pontual através das visitas técnicas para conhecer a necessidade de cada beneficiário com relação às atividades de pesca e piscicultura”, destacou.
Para o engenheiro de pesca da Sepa, Wallon Silva, o beneficiamento do pescado, que vai desde a ticagem, retirada de espinha, defumação e salga é um diferencial para o pescador que deseja agregar valor ao produto. “Ao invés do produtor vender o pescado in natura, ele pode transformar em subprodutos, como linguiça, filé de peixe, hambúrguer e picadinho”, pontou o engenheiro, ao destacar que questões como o meio ambiente, crédito rural e período de defeso também serão abordados junto aos beneficiários do projeto.
Entusiamo – A pescadora Eliude Soares, 41 anos, da comunidade São Félix, se mostrou entusiasmada com a iniciativa do projeto. “Trabalho com a pesca desde os 12 anos, e nós, pescadores, enfrentamos algumas dificuldades. Por isso, precisamos desse apoio e estamos dispostos a aprender com os cursos”, disse.
Ao todo, o projeto irá beneficiar 800 famílias rurais dos municípios de Manaus, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva, Autazes e Itacoatiara com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), qualificação e profissionalização.