O projeto de lei, de autoria do vereador Rosivaldo Cordovil (PODE), que quer instituir no calendário oficial de Manaus a Campanha Fevereiro Roxo, recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento. O parecer foi votado e aprovado em plenário e voltará para segunda discussão em plenário.
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do Alzheimer e outras doenças como lúpus, leucemia e câncer de vesícula biliar. O Fevereiro Roxo seria realizado anualmente, com palestras, reuniões e seminários que debatam o tema.
“Esperamos que seja aprovado o mais rápido possível para que nós possamos fazer com que a sociedade possa refletir sobre essa campanha tão importante”, disse o vereador Rosivaldo Cordovil.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, que tem como principal característica a deterioração da memória de curto prazo. Dentre os sintomas estão a falta de memória para acontecimentos recentes, a repetição da mesma pergunta várias vezes, dificuldade para dirigir e encontrar caminhos conhecidos, irritabilidade e dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais, dentre outros.
Quanto antes for identificada, melhor será para o paciente, que pode receber o tratamento necessário para retardar os sintomas de estágios mais avançados da doença e ter uma qualidade de vida melhor.
Texto: Fernanda Melo – Estagiária Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM