Educadores da capital e interior receberam formação inicial sobre o projeto que objetiva ampliar informações sobre o ingresso à UEA
Aconteceu hoje (22) a primeira reunião do projeto “Eu na Universidade”, no auditório do Centro de formação profissional Pe. José Anchieta (Cepan), na Secretaria de Estado de educação (SEDUC-AM). O programa objetiva ampliar as informações sobre o ingresso à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para estudantes do ensino médio da REDE pública.
Mais de 100 profissionais da educação da REDE pública que lecionam o ensino médio em Manaus serão o elo entre a SEDUC-AM, os alunos e o ensino Superior, lembrou o secretário executivo adjunto da Capital, professor Bibiano. “Todos têm direito de sonhar e fazer uma faculdade e vocês, professores e gestores de escolas, serão efetivamente os que incentivarão nossos futuros universitários”, assinalou.
Os educadores receberam as informações iniciais sobre o programa por meio de palestra e orientação da professora Sarah dos Santos, do Cepan. Ela apontou as metas do programa, sobre como a como proceder nas diversas etapas, desde o pedido de isenção do pagamento da inscrição, até a realização da prova.
A pró-reitora de Planejamento (Proplan) da UEA, professora Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão, continuou a formação, tirando dúvidas e contextualizando a importância da instituição de ensino superior para o desenvolvimento do Amazonas. Todo o material utilizado estará disponível de forma online, gratuita e acessível a todos, a partir de amanhã (23).
Interior – As escolas da REDE pública do Estado no interior não ficarão de fora do projeto, conforme o secretário executivo adjunto pedagógico, Raimundo Barradas. “Realizamos a apresentação e mobilização para os educadores também nos outros municípios, transmitindo as informações do projeto e sanando dúvidas via Centro de Mídias (Cemeam) da SEDUC-AM. Alcançamos professores e gestores de 59 municípios, que irão multiplicar a formação”, salientou o professor.
Através do material explicativo, aulas direcionadas, campanha educativa desenvolvidas em parceria pelas duas instituições, disponibilizadas durante o intervalo das aulas transmitidas a partir do Cemeam da SEDUC-AM, o Programa também contará com ações especiais nas escolas da capital durante o ano.
O programa – O “Eu na Universidade” é resultado de uma parceria entre a UEA e a SEDUC-AM. A finalidade é impulsionar o acesso à informação acerca das formas de ingresso à universidade e apresentar aos estudantes da REDE pública e egressos do ensino médio informações sobre o Vestibular e o Sistema de Ingresso Seriado (SIS).
O secretário de educação, Luiz Castro, explica que o papel da SEDUC é auxiliar na orientação dos alunos que estão no ensino médio para futuras escolhas profissionais. “Muitos jovens deixam de se inscrever no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e no Vestibular e acessar a universidade por falta de informação e é justamente essa lacuna que queremos suprir”, assinalou.
O projeto foi lançado no último dia 16 de julho, na escola Superior de ciências da saúde (ESA/UEA). Na ocasião, estiveram presentes na solenidade o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o secretário de Estado de educação, Luiz Castro, a deputada professora Therezinha Ruiz (presidente da Comissão de educação da Assembleia Legislativa do Amazonas) e mais de 170 alunos da REDE pública de ensino, da capital e interior.
A parceria é uma forma de ampliação e desmistificação da Universidade para motivar os alunos a ingressarem no ensino Superior, de acordo com o reitor da UEA, Cleinaldo Costa. “Sabemos que tem muita gente que desconhece os mecanismos de acesso à Universidade, como se dá o Vestibular e o SIS, que ocorre ao longo de três anos do ensino médio e é uma grande oportunidade”, afirmou
Segundo o reitor, há 18 anos a UEA utiliza a transmissão de aulas por satélite para chegar a todos os municípios do Estado e o “Eu na Universidade” também estará presente no interior através do Centro de Mídias da SEDUC, com o mesmo mecanismo, para alcançar os alunos da REDE estadual.
O programa é destinado a estudantes e egressos do ensino médio com o objetivo de impulsionar o acesso à informação acerca das duas formas de ingresso da UEA: o Vestibular e o Sistema de Ingresso Seriado (SIS), que no ano de 2018 tiveram um total de 81.512 inscritos.