O Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias
Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) deram continuidade, nesta quarta-feira (24/07), à articulação do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha), com visita ao Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide). As visitas às instituições de ensino e inovação, dentre elas incubadoras e aceleradoras de empresas, espaços de coworking e polos tecnológicos, tiveram início no mês de maio, com o intuito de incentivar a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas de inovação no Amazonas.
Por esse motivo, a equipe do Programa Centelha esteve no Cide com o objetivo de apresentar, divulgar e estabelecer potenciais parcerias para atuar no Programa, que tem previsão de lançar edital no mês de agosto pela Fapeam, em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).
Para a coordenadora local do Programa Centelha, Kathya Thomé, a visita foi proveitosa com a possibilidade de firmar parcerias na divulgação, captação de ideias e difusão do Programa ao público do Cide. “Eu acredito que teremos muitas propostas de projetos submetidas pelo Cide e também o estabelecimento de parceria, que é muito importante”, disse.
O diretor executivo do Cide, José Grosso, considerou o Programa muito interessante no auxílio às startups que estão incubadas e àquelas que futuramente queiram ingressar no Centro. “A Fapeam pode contar com a adesão do Cide. Muitas vezes os empresários têm ideias inovadoras, mas não têm o recurso financeiro, então esse apoio será essencial para o desenvolvimento desses projetos”, afirmou.
Programa Centelha – O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
No Amazonas a iniciativa será executada pela Fapeam, e é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.
O Programa Centelha será realizado em 21 estados. Estão entre os objetivos do Programa, gerar novas empresas, a partir do conhecimento concebido nas instituições de ciência, tecnologia e inovação; gerar inovações de interesse direto da sociedade e de empresas; formar cultura e fortalecer ecossistema de empreendedorismo inovador.
Podem concorrer ao Programa pessoas físicas ou empresas, que atenderem às exigências do edital.