A divulgação do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha) teve continuidade nesta sexta-feira (02/08), com a visita de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL).
O Programa é uma iniciativa de promoção do empreendedorismo inovador que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, oferecendo aos participantes, recursos financeiros via subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), capacitação e suporte para alavancar o negócio e ampliação do networking.
A equipe do Programa Centelha foi recebida pelos diretores da FCDL e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM) que mostraram interesse em apoiar o Programa no Amazonas. O edital tem previsão para ser lançado ainda este mês pela Fapeam, em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).
O presidente da FCDL, Ezra Azury, disse que vai apoiar o Centelha dando suporte aos possíveis novos empreendedores nos nove municípios em que a CDL tem sede que são: Manaus, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga e Tefé que queiram submeter propostas.
“Vamos disponibilizar em cada sede da CDL um computador para que os interessados possam fazer as inscrições dos projetos, além de oferecer orientação no setor comercial. Não basta somente ter uma ideia, é preciso viabilizar economicamente a ideia”, disse.
A coordenadora local do Programa Centelha, Kathya Thomé, disse que a visita foi proveitosa com a possibilidade de firmar parcerias na divulgação, captação de ideias e disseminação do Programa ao público da FCDL.
Programa Centelha – O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
No Amazonas a iniciativa será executada pela Fapeam, e é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.
O Programa Centelha será realizado em 21 estados. Estão entre os objetivos do Programa, gerar novas empresas, a partir do conhecimento concebido nas instituições de ciência, tecnologia e inovação; gerar inovações de interesse direto da sociedade e de empresas; formar cultura e fortalecer ecossistema de empreendedorismo inovador.
Podem concorrer ao Programa pessoas físicas ou empresas, que atenderem às exigências do edital.