O Programa Centelha Amazonas foi apresentado no 53º Meetup Jaraqui Valley para pessoas envolvidas no ecossistema de empreendedorismo e inovação do Estado. O evento foi realizado no Vila Hub Café Coworking, no bairro Aleixo, zona Centro de Sul de Manaus.
O Programa Centelha é uma iniciativa de promoção do empreendedorismo inovador que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, oferecendo aos participantes, capacitação e suporte para alavancar o negócio e ampliação do networking.
Realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), o programa conta com investimento de R$ 1.820.000,00 (um milhão oitocentos e vinte mil reais). Os recursos disponibilizados serão destinados à subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) de até 28 projetos de inovação, no valor unitário de até R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais).
Acesse o edital do Programa Centelha Amazonas
http://www.programacentelha.co
A apresentação foi feita pela coordenadora do Programa Centelha Amazonas – Fapeam, Kathya Tomé, na quinta-feira (29). Na oportunidade, foi explicado o objetivo e as fases do Programa, bem como quem pode participar e esclarecidas dúvidas do público presente. A ação é para divulgar e incentivar a submissão de ideias inovadoras ao Centelha Amazonas, que recebe propostas de interessados até o dia 29 de outubro.
A jornalista Daiana Solarte, que participou do evento, avaliou de forma positiva o Programa Centelha. Para ela, o Programa vem para incentivar as pessoas a apostarem nas suas ideias e projetos. “Eu me senti incentivada com o programa, tem tanta coisa que pensamos todo dia, mas não colocamos no papel e em prática”, disse.
Para o coordenador de Inovação da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Alessandro Dias, o Programa Centelha é uma oportunidade para ampliar o conhecimento dos empreendedores do Amazonas em relação ao surgimento de ideias inovadoras. “Essa fase inicial do Centelha é muito importante, não é só o incentivo do fomento financeiro, mas também o acompanhamento, as mentorias para saber como usar o recurso. Esse apoio na fase inicial é sensacional, porque motiva as pessoas a tirarem a ideia do papel e colocar em prática”, disse.
Sobre o Centelha – O Programa Centelha será realizado em 21 estados. No Amazonas, a iniciativa será executada pela Fapeam, sendo promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.