Com objetivo de honrar e valorizar o desempenho dos professores, os principais personagens na arte de ensinar, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira, 14/10, a entrega da 2ª edição do ‘Oscar da Educação’, com o tema ‘Professor, você é uma celebridade!’ para 21 educadores que trabalham nos Programas de Correçãode Fluxo (Acelera Brasil e Se Liga) e Reforço Escolar (Pit Stop). O evento foi realizado no Palácio da Família, bairro Dom Pedro, zona Oeste da cidade.
Os programas são resultado a parceria entre a Semed e o Instituto Ayrton Senna (IAS). Foi realizado também a entrega de certificados de honra ao mérito nas categorias criatividade, inovação tecnológica, proatividade, superação, colaboração, trabalho em equipe e afetividade.
O IAS realiza quatro programas: o ‘Se Liga’ e o ‘Acelera’, que atendem alunos com distorção idade-ano do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. E os programas ‘Pit Stop’ e ‘Fórmula da Vitória’, que atuam no reforço escolar de estudantes também dos anos iniciais e do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.
A chefe da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento, disse que é um momento bastante significativo para todos que trabalham na divisão, pois é uma forma de valorização dos professores que atuam na sala de aula.
“Eles trabalham com esses alunos, que por algum motivo não tiveram como continuar os estudos. A responsabilidade desses professores é fazer com que eles possam melhorar a autoestima dos alunos e mostrar que eles são capazes sim de aprender e crescer dentro da Educação”, comentou.
Para assessora pedagógica do IAS na Divisão, Maria José Lopes da Costa, o trabalho é grande, pois 505 alunos fazem parte dos dois programas de 21 unidades de ensino. Segundo ela, é fundamental premiar os professores pelo esforço e dedicação junto os alunos em sala de aula.
“Na verdade, este momento é o encerramento de um trabalho realizado com os professores de acompanhamento, já que trabalhamos com uma clientela de baixa vulnerabilidade. É um trabalho difícil e desafiador, mas para trabalhar com essas crianças que estão dentro desse perfil, nós precisamos de profissionais que amam e trabalham a questão sócio emocional”, disse.
Premiação
A professora Silvia Solange da Silva, da Escola Municipal Tereza Rosa Aguiar Abtibol, bairro São Francisco, foi uma das educadoras que recebeu a homenagem. Para ela, que trabalha na escola com 15 alunos, entre do 3º ao 5º ano do Acelera Brasil, o prêmio é uma forma de reconhecimento.
“O Acelera tem uma rotina desde a acolhida dos alunos até o trabalho no livro. Temos que fazer todos os dias de levantar o astral dos alunos, de estimular, onde eles precisam desse estimulo, porque muitas vezes eles não encontram em casa, mas na escola”, contou.
Com um total de 25 alunos do 3º e 4º ano do Pit Stop, a professora Jerusa dos Santos Assunção, da Escola Municipal Padre Puga, bairro Japiim, afirmou que é importante não o prêmio em si, mas o reconhecimento que é realizado com os alunos para uma aprendizagem de qualidade.
“Nós temos sempre que aperfeiçoar e nos reunimos fazendo planejamentos. O programa só vem mesmo em benefício de nós professores também, não só das crianças, porque é um trabalho diferenciado, de acolhimento, de valorização do profissional”, frisou.
Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054