A vereadora Professora Jacqueline (sem partido) comandou, nessa terça-feira (12/11), uma audiência pública, realizada no auditório Zany dos Reis, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), cujo objetivo foi discutir o andamento do Programa Luz para Todos e as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica nas comunidades rurais da cidade de Manaus.
Estiveram presentes na audiência pública autoridade ligadas ao setor, representantes da sociedade civil organizada e usuários do serviço para discutir e buscar soluções para o problema da interrupção no fornecimento de energia elétrica nas comunidades rurais, tendo em vista que algumas ainda não foram contempladas pelo programa Luz para Todos, do Governo Federal.
“Foi uma reunião muito produtiva, os moradores da área rural tiveram a oportunidade de conversar diretamente com os representantes da empresa prestadora do serviço de energia elétrica e eles se comprometeram em buscar solução para esses problemas”, disse a vereadora Professora Jacqueline.
Os representantes da Amazonas Energia, Eduardo de Xerez e Radyr Gomes Oliveira, esclareceram as dúvidas dos mais de 40 líderes comunitários que puderam fazer perguntas e obter respostas acerca dos problemas.
O comunitário Jovelino Silva, do Rio Amazonas, ressaltou que os produtores rurais frequentemente perdem parte da sua produção e também tem prejuízos e perdas de eletrodomésticos, que são danificados devidos aos problemas de fornecimento de energia elétrica. Ele também destaca os problemas causados na área de educação, pois a falta de energia elétrica prejudica o processo de ensino-aprendizagem.
Após ouvir as reclamações dos moradores, os representantes da Amazonas Energia afirmaram que as soluções não serão possíveis de maneira imediata. No entanto, comprometeram-se em receber as demandas das comunidades por área (Rio Negro, Rio Amazonas, BR-174 e AM-010), conforme sugestão da vereadora Professora Jacqueline (sem partido), com agenda positiva de atendimento com todos os comunitários das áreas rurais.
Texto: Assessoria da vereadora Professora Jaqueline
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM