Durante pronunciamento, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizado na manhã de terça-feira (27/3) o vice-presidente da Comissão de Educação (COMED), vereador Professor Samuel (PHS), falou sobre o requerimento solicitado ao executivo municipal onde indica que funcionários de escolas públicas e privadas sejam inseridos na campanha de vacinação contra a influenza H1N1.
De acordo com o parlamentar, o objetivo da indicação é resguardar e garantir que nossas crianças, adolescentes e jovens não sejam infectados pelo vírus H1N1, visto que não são todos os funcionários de uma escola que estão inseridos no grupo de risco para a vacinação.
“O foco principal desta indicação é prevenir a doença entre os profissionais que trabalham com crianças que frequentam creches e escolas municipais na cidade. Incluindo aqueles funcionários que tratam de forma direta e indiretamente com o grupo de risco que são crianças, adolescentes, jovens e outros. O que também levamos em consideração é que a vacina não faz efeito de imediato, ou seja, precisa de alguns dias para o efeito”, explicou.
A campanha de vacinação teve início no dia 20 de março em todo Estado do Amazonas, a princípio com 480 mil doses. A ação está sendo coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde e disponível em unidades de Saúde da cidade. No total de 1 milhão de doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde.