Tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) projeto de autoria do vereador Professor Samuel (PHS) para a criação da Semana Municipal de Orientação e Incentivo à Doação de Medula Óssea. O projeto entra na agenda de votações da Comissão da Saúde nas próximas semanas.
Segundo o vereador, que é vice-presidente da Comissão de Educação (COMED), o objetivo da iniciativa é orientar e conscientizar a sociedade em geral sobre a importância da doação da Medula Óssea, estabelecendo procedimentos e desenvolvendo atividades de orientação, capacitação e educação continuada sobre transplantes, doação e identificação de doadores durante a 4ª semana do mês de setembro.
Outra medida assegurada pelo Projeto é estimular a doação voluntária de medula óssea, visando à ampliação das possibilidades de localização de doadores compatíveis, informando, sensibilizando, conscientizando e difundindo a necessidade de existência de doadores de medula óssea e mantendo atualizado os telefones e endereços de contato do órgão responsável pela captação.
De acordo com professor Samuel, a doação e o transplante de medula pode salvar milhares de vidas e beneficiar o tratamento de aproximadamente 80 doenças, mas ainda existe dificuldade na busca por doadores.
“O transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para milhares de pessoas no mundo, que sofrem de doenças no sangue. A medula óssea é um tecido líquido que fica no interior dos ossos e produz todos os componentes do sangue, as hemoglobinas, os linfócitos e as plaquetas”, explicou o parlamentar.
Ainda na sessão desta segunda-feira (8/4) houve a votação do Projeto de Lei 226/2018, que em discussão e votação institui como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial da Cidade de Manaus, a Pipa, conhecida na cidade como Papagaio. PL também de autoria do vereador Professor Samuel.
Texto: Fabricia Campos (Assessoria do vereador Professor Samuel)
Foto: Aguilar Abecassis Dircom/CMM