O vereador professor Fransuá (PV) apresentou projeto de lei propondo a criação do Programa Composta Manaus, com o objetivo de incentivar a prática da compostagem de resíduos orgânicos domésticos nas residências, instituições públicas, privadas e condomínios. O projeto deverá deliberado na próxima semana na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O objetivo do projeto é reduzir o descarte incorreto dos resíduos domésticos, evitando que esse material seja enviado para os aterros sanitários e assim reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte desses resíduos na natureza.
Segundo Fransuá esse processo vai ajudar muito o meio ambiente. “Nós precisamos criar essa cultura, pois 40% a 50% do lixo domestico pode ser usado na compostagem do lixo orgânico. Se fizer a compostagem, reaproveitar esse lixo, ele se transforma em adubo, que pode ser usado em plantio nas próprias residências”, disse.
A compostagem é um processo que transforma restos de alimentos e resíduos orgânicos em adubo. Esse processo reduz a quantidade de material enviado aos aterros sanitários, sendo uma maneira de reduzir o volume de lixo produzido pela sociedade, e proporcionando a destinação correta de resíduos que se acumulariam nos lixões e aterros gerando mau-cheiro e a liberação de gás metano (gás de efeito estufa 23 vezes mais destrutivo que o gás carbônico) e chorume (líquido que contamina o solo e as águas).
Texto: Diego Mesquita – Estagiário Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM