A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu a Medalha Ruy Araújo à presidente e conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, na manhã desta quarta-feira (6) em evento realizado no Plenário da Casa. A Sessão Especial foi acompanhada por deputados, familiares e amigos de Yara Lins.
A Sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, Josué Neto, e foi de autoria do deputado, Dr. Gomes (PSC). A outorga da Medalha é a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual e foi resultado de uma resolução legislativa aprovada em Plenário por unanimidade pelos parlamentares.
“A conselheira Yara Lins nos dá significado muito maior a esta homenagem por ser a primeira mulher a presidir a Corte de Contas do Amazonas em 67 anos de existência”, discursou Josué Neto.
Dr. Gomes destacou a trajetória profissional da homenageada. “A senhora é detentora de um vasto conhecimento técnico, razão pela qual foi eleita presidente do TCE-AM. São 42 anos de dedicação única e exclusiva a cuidar da auditoria e da fiscalização das contas do Amazonas”, avaliou.
Para Yara Lins, a outorga da Medalha representa uma homenagem à carreira dela na Corte de Contas. “Sou a primeira mulher a ser presidente do Tribunal de Contas em 67 anos de existência e a minha carreira foi toda no Tribunal. Agradeço primeiramente a Deus, aos deputados e ao deputado Dr. Gomes, que foi o autor da proposta por essa honraria tão importante que é a Medalha Ruy Araújo”, afirmou.
Na oportunidade, a presidente do TCE-AM avaliou brevemente sua gestão na Corte. “Saio da presidência do Tribunal cumprindo uma meta de deixar todos os processos antigos julgados, fizemos as fiscalizações de todos os municípios e órgãos do estado e da capital, fazendo um trabalho muito importante com celeridade e modernização ao TCE e, com isso, todo cidadão pode agora fazer suas denúncias e requerer tudo online, possibilitando providências com mais celeridade”, destacou.
O deputado estadual Belarmino Lins (PP) falou em nome dos deputados sobre oportunidade de homenagear a presidente. “Para mim não significa apenas a honraria, mas a oportunidade de expressar a alegria de homenagear uma amazonense, funcionária de carreira, com histórico de vida louvável”, afirmou. Os deputados Sinésio Campos (PT), Saullo Vianna (PPS) e Alessandra Campêlo (MDB) destacaram o trabalho da homenageada à frente do TCE-AM.
O deputado estadual Fausto Junior (PV) dividiu seu discurso entre o aspecto parlamentar e o familiar. “Como deputado acredito que nós precisamos enaltecer o fortalecimento do Tribunal de Contas que vem fazendo um papel fundamental com a fiscalização e o controle dos gastos públicos, reavendo recursos ao erário e a conselheira Yara Lins vem fazendo parte deste trabalho há muito anos. Agora, como filho, devo dizer que me sinto lisonjeado, aliás, eu e minha família, porque é um momento de muito alegria por essa trajetória de tantos percalços por ela ser mulher, mas hoje o trabalho dela está sendo coroado com a Medalha Ruy Araújo”, afirmou.
Carreira
Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos ingressou no Tribunal de Contas em 1975 como taquigrafa, passando a Auditora-Adjunta em 1989 e Auditora em 2002. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e em Direito pela Universidade Paulista (Unip), em 2014 ascendeu ao cargo de Conselheira do TCE-AM. Em 21 de junho de 2017, Yara Lins foi eleita, por unanimidade, para presidir a Corte de Contas no biênio 2018-2019.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Alberto César Araújo