A gestão superior do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) se reuniu, na manhã desta quinta-feira (10/10), com o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, e com o secretário de Administração e Planejamento do município, Márcio Rogério. O encontro ocorreu com a presença do diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, e do diretor-técnico do órgão, Amurine Tomaz, na sede da instituição.
O objetivo era o alinhamento de ações estratégicas que serão realizadas em conjunto para a melhoria do trânsito no município Em maio deste ano, durante a primeira edição do programa “Amazonas Presente”, uma equipe do setor de Engenharia do Detran-AM esteve no município para realizar um estudo de sinalização viária vertical e horizontal.
A reunião também discutiu o processo de municipalização do trânsito na cidade, a oferta de cursos profissionalizantes e a futura assinatura de um convênio entre Detran-AM e a prefeitura de Barreirinha. O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, disse que a parceria com as prefeituras é importante porque contribui com os objetivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de salvar vidas e promover cidadania.
“A reunião englobou essa série de assuntos importantes para os municípios do interior do estado, envolvendo desde a municipalização de trânsito no caso de Barreirinha, que não é municipalizado, até questão de celebração de convênio, para que a gente possa orientar as pessoas. Discutimos também a questão da legalização das profissões relacionadas ao trânsito. É importante ressaltar que, para um trânsito seguro, é necessária sinalização viária, que vem sendo preparada pela nossa equipe quando nós fomos até ao município”, disse Sá.
Para Glenio Seixas, o encontro foi muito positivo porque propõe melhorar a educação de trânsito no interior do estado, além de mostrar o interesse do Detran-AM em contribuir para sinalização viária em Barreirinha.
“Conversamos sobre projetos para o futuro. Iremos receber um projeto de sinalização do nosso município. Um projeto como esse custa muito caro. E o Governo do Estado, em nome do nosso governador (Wilson Lima) e do diretor do Detran-AM, Rodrigo de Sá, está dando essa contrapartida para nós. É com muita satisfação e honradez que nós recebemos essa ajuda. Vamos trabalhar para que futuramente sejam levados ao município cursos de educação continuada, orientando nossos mototaxistas, dando uma revolucionada administrativa no nosso trânsito”, completou.
FOTOS: Clemente Valente