Um passeio cultural ao Museu da Amazônia (Musa), na Reserva Adolfo Ducke, Zona Norte de Manaus, marcou a realização do 4º módulo do Programa Orientação para Aposentadoria aos Pré-aposentandos (Prepara Prev) da Prefeitura de Manaus. A atividade aconteceu com duas turmas, uma pela manhã e outra, à tarde.
Lançado no ano passado, sob a coordenação da Manaus Previdência, o Prepara Prev visa orientar os futuros aposentados do município sobre questões que abrangem a nova etapa de vida. É formatado em seis módulos, cada um abordando um aspecto na vida do futuro aposentado. O quinto módulo acontecerá no dia 21 de novembro, com abordagem sobre “Planejamento financeiro e familiar: o empreendedorismo como fonte de renda”, no auditório da Universidade Paulista (Unip), na av. Mário Ypiranga, Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul.
A chefa do Setor de Psicossocial da Manaus Previdência, Darla Gondim, lembra que o programa contempla discussões que são relevantes para a transição que o servidor está passando, da vida de trabalhador para aposentado. “Falar sobre preparação para a aposentadoria não é somente a questão financeira e de legislação, como muitos pensam, mas de uma mudança na vida daquela pessoa, como um todo”, comenta. “O módulo do passeio cultural, que acontece este mês, é um momento importante, de lazer e cultura, que visa agregar qualidade no aspecto da socialização dessas pessoas, de terem um momento de se desligarem da rotina, que pode e deve acontecer também na vida de aposentado. É um momento de relaxamento e reflexão”, diz.
Destaca Gondim que a aposentadoria altera toda a rotina do ex-servidor, influindo, ainda, no contexto dele em relação à família, tem reflexos na saúde física, mental, emocional, psicológico e social. “Porque muda tudo na vida daquela pessoa. Então, é necessário fazer uma preparação olhando também para essas questões”, esclarece.
A preocupação com esses aspectos, reforça, subsidiaram as definições sobre os temas que compõem os seis módulos do Prepara Prev, que vão desde reflexões sobre a aposentadoria até o empreendedorismo como fonte de renda. “Os temas não foram escolhidos ao acaso. São frutos de pesquisas realizadas pela equipe técnica do setor. No módulo do passeio de 2018, quando perguntamos que conhecia o Musa, somente uma pessoa de cada turno levantou a mão. Ou seja, é uma instituição nossa, da nossa natureza, um destaque para o público externo, e nós mesmos desconhecemos, por não termos oportunidade de visitar o local”, finaliza Gondim.
NOVAS PERSPECTIVAS
E o investimento da Prefeitura de Manaus no bem-estar físico e emocional do futuro servidor aposentado está dando resultados. Uma das participantes do módulo do Passeio Cultural, Norma Queiroz, da Secretaria de Educação, destacou o benefício do programa, por proporcionar conhecimentos que a maioria ignora. “Ainda vou trabalhar mais um pouquinho, mas não quero deixar de me aposentar”, revelou. “E, aposentando, vejo como uma fase para começar algo novo, pois não podemos é parar de estarmos ativos”, disse.
A servidora da Secretaria de Limpeza Pública, Célia Gama, disse que conseguiu elucidar muitas dúvidas sobre o processo de transição da aposentadoria, por meio dos módulos do Prepara Prev. “Tenho 26 anos de prefeitura e já estava pensando em contatar um advogado para tentar entender como seria essa transição. Mas, agora não será mais preciso, pois os módulos que já participei esclareceram tudo”, diz. “E quando me aposentar, não ficar só em casa. Vou me exercitar e manter contato com os amigos, pois isso auxilia muito o nosso psicológico”.
Ascom – Manaus Previdência
Texto: Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência
Tel (92) 3186-8029 / 98842-1212
http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/
facebook.com/ManausPrevidencia
instagram.com/manausprevidencia