Prefeitura realiza 1º Simpósio sobre Altas Habilidades e Superdotação
Com o objetivo de dar visibilidade e promover a implementação de políticas públicas relacionadas a um segmento específico da educação especial, a Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira, 26/4, o 1º Simpósio de Altas Habilidades e Superdotação, que teve como tema “Desafios para o século 21”. O evento ocorreu no auditório da reitoria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), localizado no bairro Flores, zona Centro-Sul, e foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo.
Participaram do simpósio professores da rede municipal de ensino e pais de crianças com altas habilidades. O evento contou com palestras de servidores da Semed, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), UEA e da Fundação Vitória Amazônica (FVA). O simpósio também teve uma apresentação cultural do Centro Municipal de Arte Educação (CMAE) Aníbal Beça.
De acordo com o Plano Nacional de Educação Especial (PNEE) de 2008, alunos com altas habilidades são aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: artes, intelectual, psicomotricidade ou acadêmica. A Semed atende aproximadamente 20 estudantes com altas habilidades a partir do Projeto de Altas Habilidades/Superdotação (PAHS), existente desde 2013, além de realizar diagnóstico com outros alunos.
A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, reitera que esse tipo de iniciativa é importante por ser dever do poder público garantir direitos e tratar todos de forma adequada. Para ela, esse tipo de trabalho desenvolvido pela Semed conscientiza sobre a necessidade do diagnóstico em diversos aspectos dos estudantes da rede.
“Essa iniciativa surgiu por termos muita dificuldade de que consigamos fechar o diagnóstico dessas crianças. Elas apresentam, muitas vezes, dificuldades de permanecer em sala de aula, os professores não compreendem muito bem aquele comportamento e por isso a gente precisa estudar mais para ajudar os professores a realizar esse diagnóstico e garantir que esses estudantes tenham direito a conteúdos complementares”, comentou.
Durante o encontro foi destacada a importância do diagnóstico por existirem diversas áreas em que a criança ou o jovem podem apresentar altas habilidades. A diretora do CMEE, Reni Formiga, informou que a unidade de ensino trabalha essas especificidades.
“O CMEE desenvolve essa ação com esses alunos por meio do programa de atendimento onde eles participam na área em que se destacam. Nós temos no programa alunos de diversas escolas que vêm para ter um suporte e uma motivação”, explicou.
A gestora acrescentou ainda que a ideia do simpósio surgiu em 2016, quando ela participou de um evento em Brasília e começou a visualizar a importância de divulgar para a sociedade a necessidade de falar sobre a deficiência de forma positiva.
Um dos exemplos da diversidade em Altas Habilidades é Gustavo dos Anjos, do 7º ano, que contou que antes de participar do programa se sentia deslocado. “Eu sempre fui muito diferente, de ficar desenhando em um canto, sozinho, sem participar muito. Mas pessoas nunca entenderam. Para elas eu apenas desenhava bem. Eu me sinto melhor agora, porque antes eu não me entendia e as outras pessoas também, agora isso está mudando”, completou.
E a mãe do Gustavo, a educadora social Maira dos Anjos, acrescentou que esse trabalho desenvolvido auxilia tanto a criança, quanto as famílias também, por conta das dificuldades de reconhecimento dessa condição.
“Acho que esse reconhecimento de que o aluno tem algo a mais a oferecer é a maior dificuldade que enfrentamos hoje e esse simpósio é muito importante para os alunos, para os educadores e para as famílias”, pontuou.
— — —
Texto: Alexandre Abreu / Semed
Foto: Cleomir Santos / Semed
Notícias relacionadas
Educação
Aprovados em concurso começam a tomar posse na Semed
Educação, Esporte
Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo inicia jogos adaptados
Educação
Professores da rede municipal de ensino recebem certificação do Pnaic
Educação, Esporte
Alunos da zona Norte participam de ‘Olimpíadas do Dentinho’
Educação, Notícias
Mais de oito mil alunos serão beneficiados com a Campanha Municipal Sorriso na Escola
Educação
Educadores da área rural iniciam atividades de 2017 com Jornada Pedagógica
Educação
Professores das escolas do Rio Negro passam por formação em metodologia do ensino híbrido
Educação, Transporte
Cadastro e recadastro da meia passagem iniciará no dia 16 de janeiro
Educação
Quase 97% dos bolsistas indicariam o Programa Bolsa Universidade e 75% sentem-se preparados para o mercado, aponta pesquisa da Ufam
Educação
Rede municipal realiza prova eletrônica para alunos do 9º ano e da quinta fase do EJA
Educação
Mais de 6 mil alunos da rede municipal serão beneficiados com projeto de leitura
Educação
Prefeitura abre ano letivo para 2,3 mil alunos de escolas rurais
Educação
Gerência de Creche da Semed realiza programa de orientação a pais de alunos
Educação
Matrícula de novos alunos na rede pública de ensino começa nesta sexta-feira
Educação
Prefeitura paga 70% a mais que o novo piso nacional para os professores da rede municipal
Educação, Matrículas
Começam matrículas de novos alunos para Educação Especial do município
Educação
Centro Municipal de Artes Aníbal Beça abrirá inscrições para 300 vagas em cursos livres gratuitos
Educação
Prefeitura anuncia resultado do último remanejamento do Bolsa Universidade
Educação
Matrículas presenciais iniciam em mais de 700 escolas públicas de Manaus
Concurso, Educação
Semed convoca professores e pedagogos aprovados em concurso público e processo seletivo
Concurso, Educação
Aprovados no concurso e PSS da Semed começam a tomar posse
Educação
Mais de 80% dos pais de novos alunos da rede municipal não precisaram sair de casa para garantir a vaga dos filhos
Educação
Gerentes e assessores pedagógicos da rede municipal participam de Jornada Pedagógica
Educação, Obras
Reconstrução de muros de escolas municipais está acelerada
Educação
Prefeitura começa a distribuição da merenda escolar para as 492 unidades de ensino
Educação
Diretores de escola assinam Pacto pela Melhoria e Qualidade da Educação
Educação
Semed apresenta metas pedagógicas para 2017
Educação
Escolas municipais da zona Rural de Manaus recebem novas lanchas escolares
Educação
Prefeitura e Defensoria entram em acordo quanto à convocação de aprovados em cadastro de reserva no concurso 2014 da Semed
Educação
Rede municipal de ensino inicia o ano letivo com mais de 240 mil alunos