Na última terça-feira (29/10), o prefeito Arthur Virgílio Neto, sancionou 37 leis de autoria parlamentar, entre elas duas de autoria da vereadora professora Jacqueline (Sem partido). A solenidade na qual as leis foram sancionadas e divulgadas foi realizada no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro histórico de Manaus.
Foi sancionada a lei 2.469, de 03 de julho de 2019, que institui o Agosto Lilás, cujo objetivo é realizar atividades educativas e mobilizações direcionadas a mulheres e meninas sobre seus direitos, bem como sensibilizar a população masculina com relação à violência contra a mulher.
Também foi sancionada lei 2.526, de 23 de outubro de 2019, determinando que o Festival Passo a Paço seja inserido no calendário oficial de eventos da cidade de Manaus. O Passo a Paço, um dos maiores festivais do Norte do país, deverá ser realizado anualmente na primeira quinzena do mês de setembro.
Em 2019, o Passo a Paço chegou a sua sexta edição quebrando recordes. Foram quatro dias de festa, sendo um dedicado especialmente ao público infanto-juvenil, uma atração internacional, 13 grandes nomes da música nacional, mais de 30 atrações locais, feira gastronômica, visita ao Museu da Cidade de Manaus e a ocupação cultural de uma nova área dentro do Centro Histórico, a Feira da Banana, além de promover o aumento do fluxo turístico na cidade de Manaus. Ao todo, 201 mil pessoas participaram da edição esse ano.
“As duas leis são importantes para nossa cidade, tendo em vista que o Agosto Lilás é forma de combater a violência contra a mulher e a inserção do Passo a Paço no calendário oficial de Manaus é uma forma de mantermos esse festival como uma política de Estado, para que ocorro todos os anos”, disse Jacqueline.
Texto: Assessoria da vereadora Professora Jacqueline
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM