Nesta sexta-feira (20/09), a Polícia Civil do Amazonas celebrou o 14º aniversário de criação da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo (Dema). A abertura do evento aconteceu às 9h, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), situado no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus.
Participaram da solenidade de abertura do evento, o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, o delegado-geral, Lázaro Ramos, o delegado-geral adjunto, Orlando Amaral, a delegada Carla Biaggi, titular da Dema, autoridades da esfera federal, estadual e municipal, além de delegados, investigadores e escrivães da instituição.
Relevância – Na ocasião, o delegado-geral falou da relevância dos trabalhos desempenhados pelas equipes da Dema, na investigação de crimes ambientais.
Comemoração – Os participantes do evento foram recepcionados ao som da Banda do Exército Brasileiro (EB), bem como, com a entrega de ventarolas e copos temáticos. Ao término da solenidade, com muita harmonia, a banda tocou os parabéns em homenagem a data comemorativa. Em seguida, o público desfrutou do coffee break com doces, salgados e frutas à vontade. Ao todo, alunos e professores de 12 escolas, entre municipais, estaduais e particulares, prestigiaram o evento que segue ao longo do dia.
Programação do evento – Carla Biaggi destacou que o evento foi composto, ainda, por oficinas, exposições, palestras educativas e visitação guiada pelo zoológico do Cigs.
Ainda durante a manhã de atividades foram entregues Certificados de Reconhecimento às autoridades que contribuíram, de forma efetiva, para o surgimento e desenvolvimento da especializada. Outra atração que chegou irradiando alto astral foi o grupo “Garis da Alegria”, composta por agentes da Prefeitura de Manaus, que atuam na conscientização dos cidadãos, quanto aos cuidados com o meio ambiente, por meio de músicas compostas por eles.
Para Isabele Flores, 11, estudante de uma escola particular de Manaus, a oportunidade de participar da comemoração foi recebida por ela com muita alegria e ansiedade para conhecer o espaço e desfrutar do evento proporcionado pela Dema.
Surgimento da Dema – A especializada foi criada, oficialmente, no dia 29 de julho de 2005, pelo então delegado-geral Frederico Mendes.
Balanço das ações deste ano – Em oito meses, a Dema instaurou 51 Inquéritos Policiais (IPs) para investigar crimes ambientais. No período, 312 denúncias foram investigadas e 229 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) foram registrados. Dentre os crimes mais comuns, poluição sonora, desmatamento, pescado ilegal e maus-tratos a animais.
Ao todo, foram realizadas oito grandes operações de fiscalização contra crimes ambientais e apreensões de material ilícito. No último dia 11 de setembro, a Dema deflagrou a operação “Águas Brancas”, no km 35 da AM-010, zona rural de Manaus. Foram constatados crimes de assoreamento de igarapé, desmatamento, queimada e abertura de ramal sem licença ambiental. Seis pessoas foram notificadas para prestar esclarecimentos.
A delegada Carla Biaggi acrescentou que a unidade policial também desenvolve um trabalho conscientização, com campanhas e divulgação de alertas sobre crimes ambientais.