O plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), será fechado para reforma, a primeira feita no local desde que a CMM passou a funcionar no bairro São Raimundo, zona Oeste, há 14 anos. O anúncio foi feito esta semana pelo presidente Joelson Silva (PSDB) e será ratificado nesta quinta-feira (14), às 10h, durante a apresentação do projeto da obra aos vereadores e servidores, a ser feita pelo próprio presidente, com o apoio da equipe de engenharia da casa legislativa.
Com a maquete pronta, a reforma começa ainda este mês e tem prazo previsto de conclusão para 90 dias. Nesse período, os trabalhos de plenário serão transferidos para o auditório Zany dos Reis, da CMM, de forma temporária.
“O nosso plenário tem catorze anos e nunca passou por reforma. Essa revitalização irá trazer maior segurança e acessibilidade para uma área onde já houve vários pequenos acidentes, em que pessoas já torceram o pé, caíram, entre outras situações constrangedoras”, observou Joelson Silva.
O presidente destacou, ainda, que a ação faz parte do projeto de modernização da CMM, arquitetado desde o início do ano pela nova gestão, e que já possibilitou a criação da Rádio Câmara Cidadã, em parceria com a Câmara dos Deputados; a instalação de um painel eletrônico de alta tecnologia; e as inserções da TV Câmara em canal digital e da plataforma e-Democracia (por meio do programa Interlegis), ambos frutos de cooperação técnica com o Senado Federal.
“Queremos seguir o exemplo de instituições como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Assembleia Legislativa, para, também, melhor receber as várias autoridades nacionais e internacionais que nos visitam. Nossa ação busca modernizar cada vez mais a Câmara, em conformidade com o crescimento da cidade de Manaus, cujo benefício também abrangerá quem está lá na ponta, ou seja, a própria população manauara”, justificou o presidente da CMM.
A realização da obra em caráter de urgência, também foi explicada por Joelson Silva.
“Se tentássemos fazer em dezembro, nós não conseguiríamos abrir a nossa sessão legislativa do ano que vem no novo plenário a tempo”, justificou.
Duas sessões
Para iniciar logo a mudança do plenário até o auditório Zany dos Reis, Joelson Silva precisou convocar duas sessões extraordinárias compensatórias esta semana, com o objetivo de evitar qualquer prejuízo aos trabalhos do poder legislativo municipal diante da mudança. A primeira foi realizada na terça-feira (12), enquanto que a outra seguiu normalmente nesta quarta-feira (13), precedida da Tribuna Popular sobre a Zona Franca de Manaus, de propositura do próprio presidente da CMM.
A ideia é aproveitar o restante desta semana e todos os dias da semana que vem para ganhar tempo no processo de transferência do que deve ser mudado provisoriamente para o auditório. As duas sessões extraordinárias compensatórias foram realizadas para cobrir as reuniões que aconteceriam nas próximas segunda e terça-feira, no Adriano Jorge.
“Fizemos de tudo para antecipar e trabalhar nossa pauta, por conta dessa reforma, e graças a Deus conseguimos. Além da segunda e da terça-feira, teremos o feriado da quarta-feira (20, Dia da Consciência Negra)”, justificou Joelson Silva.
Mudança
A mudança dos equipamentos e das bancadas começou a ser efetuada nesta quarta-feira à tarde, com disponibilização dos mesmos serviços de infraestrutura e recursos tecnológicos para funcionamento do plenário provisório, incluindo marcação de presença e votação digitais dos vereadores. Os trabalhadores também já iniciaram a retirada das poltronas do auditório, onde ficarão 41 bancadas.
A previsão é que a tarefa termine no dia 23 deste mês (sábado) e que o auditório Zany dos Reis receba a primeira sessão já no dia 25 (segunda-feira).
Painel
Um detalhe importante nessa transição, é que o novo painel eletrônico não ficará desligado durante os trabalhos no local provisório. Por conta da alta tecnologia, o equipamento eletrônico oferece a flexibilidade de criar cenários em ambientes diferentes, assegurando o mesmo apoio ao plenário, de onde está instalado.
A equipe da Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI/CMM), já trabalha a todo vapor no auditório Zany dos Reis, para deixar tudo impecável.
Nova estrutura
Em princípio, o projeto prevê a instalação de duas abas, uma em cada lado do plenário, além da instalação de forro do tipo drywall (mais versátil e durável), que servirá para manter o ambiente sempre limpo e devidamente nivelado, preso à laje.
Outra mudança será efetuada no piso, que atualmente é de madeira. O local terá cerâmica e carpetes de nylon antialérgicos, anti-fungos e anti-chamas.
O novo plenário receberá, ainda, a instalação de novas luminárias, que serão embutidas em forro acartonado, com lâmpadas de led, além de pintura e instalação de placas acústicas Sonex nas paredes e forro, para isolamento térmico e acústico.
Miniauditório
Com a revitalização, o miniauditório, que é acoplado ao Memorial Carlos Zamith e é onde funciona a sala de cinema Silvino Santos, também será revitalizado. No local está prevista a instalação de uma cabine de som e a troca de piso, forro e iluminação. O palco também será rebaixado para uma melhor visualização das reuniões e apresentações.
Todas as informações referentes à reforma e ampliação do plenário e miniauditório já estão disponíveis no Portal da Transparência, no site da CMM.
Texto e foto: Valdete Araújo – Assessoria da Presidência/CMM