Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram, nesta segunda-feira (13/5), o parecer favorável da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), ao projeto de lei 199/2018, que pretende implantar a Coleta Seletiva de Lixo Eletrônico e Tecnológico em Manaus. O projeto, de autoria do vereador Jaildo Oliveira (PCdoB), segue para Comissão Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.
Jaildo Oliveira justifica que a proposta tem como principal objetivo organizar, recolher, transportar e dar a correta destinação ao lixo eletrônico e tecnológico. Segundo ele, com o avanço da tecnologia, existe um excesso de lixo eletrônico que é descartado de maneira incorreta, causando impactos negativos ao meio ambiente.
O parlamentar destaca que para a lei ser cumprida, será elaborado um calendário e cronograma para o recolhimento desse lixo. Segundo ele, são considerados lixo eletrônico e tecnológico, computadores, celulares, tablets, torradeiras, televisões, pilhas, baterias, impressoras, teclados, mouses e outros.
“O recolhimento do material será feito a cada três meses. Esse prazo poderá ser reduzido de acordo com a demanda, ou estendido, desde que não ultrapasse o prazo máximo de quatro meses” destaca.
Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mais de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico e tecnológico são descartados incorretamente em todo o mundo. No Brasil, o descarte anual está em torno de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares e 17,2 mil toneladas de impressoras. Em 2014, a ONU declarou que o Brasil produziu 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico.
Créditos
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
[email protected] / 3303-2888
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM