O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta terça-feira (10/12), parecer favorável da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade ao Projeto de Lei 048/2019, que propõe a afixação de placas com informações dos itinerários das linhas de ônibus, nos pontos de parada e terminais do sistema de transporte coletivo de Manaus.
O PL, de autoria do vereador Diego Afonso (PDT), prevê que as empresas concessionárias que exploram o sistema de transportes coletivos na cidade de Manaus, ficam obrigadas a fixar, em local visível, placas de indicação detalhada com os nomes, números, itinerários, mapas e horário das linhas urbanas em todas as paradas e terminais de ônibus, inclusive no Sistema Braile, voltado a pessoas com deficiência visual.
De acordo com Diego Afonso, o projeto pretende tornar mais fácil o deslocamento das pessoas que utilizam o transporte coletivo na cidade de Manaus. “A falta de informação muitas vezes faz com que as pessoas fiquem, por horas, aguardando por um ônibus, que não passa naquele terminal. Com isso perde tempo e, algumas vezes, gasta mais do que o necessário para se deslocar num único trajeto”, explica.
O PL vai entrar na segundo discussão, na próxima semana e, caso seja aprovado vai a sanção do prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB).
Texto: Diego Mesquita – Estagiário de Jornalismo da Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post PL que obriga fixação de placas com itinerários de ônibus segue para discussão final apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.