Geral
12 de Agosto de 2019 às 18h17
PGR participa de sessão solene em homenagem ao general Villas Boas
Evento ocorreu nesta segunda-feira (12), no Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Em sessão solene que homenageou o general Eduardo Dias da Costa Villas Boas, assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional do governo federal, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que se trata de reconhecimento justo pelo trabalho que ele desenvolveu em prol do Brasil. Para Dodge, a homenagem, ocorrida nesta segunda-feira (12), no Plenário do Senado, não é prestada apenas de modo reverente, mas reconhecendo os méritos do general que o credenciam a ser chamado de herói da pátria. “Não é pouco receber essa homenagem em vida, em condições que nos permitam aquilatar a importância dessa nomenclatura da designação. Ser chamado de herói, em geral, é um reconhecimento que se dá àquela pessoa que salva a pátria, salva sua gente e preserva os seus costumes em tempos de guerra”, ressaltou Dodge.
A PGR salientou que Villas Boas recebe a homenagem por ser artífice da paz, por ter se preparado para a guerra, mas ter optado por não lutar, por tornar a guerra desnecessária, e ter criado as condições para que o país tenha se tornado ao longo destes séculos uma nação pacífica, de gente pacífica e ordeira, que preserva suas fronteiras pelo debate, pelo diálogo e pelo fortalecimento das instituições internas. “Sabemos todos que, como comandante do Exército brasileiro, em suas diversas unidades e em diversas situações ao longo de sua carreira tão vitoriosa e reconhecida, o general cuidou de nossas fronteiras, mas também de nossas terras interiores. O general protegeu os cidadãos brasileiros – das pessoas mais simples às mais abastadas – cuidando para que nós nunca precisássemos recorrer à medida de força em relação a outras nações”, frisou a PGR.
Para Raquel Dodge, o comparecimento de autoridades de outros países à cerimônia é um reconhecimento sincero à atuação do general, e que sua luta pelo fortalecimento da democracia brasileira e das instituições é um dos sinais mais eloquentes de sua grande missão. “É, nesta acepção, um herói moderno, genuíno, que merece o reconhecimento do Brasil, dos brasileiros e dos representantes de todas as nações amigas. É nessa perspectiva que também gostaria de cumprimentar a família do general, que sempre esteve presente nos momentos mais difíceis, nos quais as decisões precisavam ser tomadas com segurança”. A PGR ressaltou, ainda, que o general Villas Boas é um exemplo de integridade, honradez, altivez – o que é inspirador.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
[email protected]
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf