Geral
29 de Agosto de 2019 às 15h50
PGR participa de lançamento de projeto do governo federal que visa a redução da violência no país
Solenidade realizada no Palácio do Planalto deu início ao programa “Em Frente, Brasil”
Foto: Antonio Augusto/Secom/PGR
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participou, na tarde desta quinta-feira (29), da solenidade de lançamento do “Em Frente, Brasil”. O programa do governo federal visa combater a criminalidade nas cidades com maiores índices de homicídios. Além de buscar a convergência de ações, interministeriais e multidisciplinares com atuação da União, dos estados e municípios com o comum objetivo de reduzir os fatores de vulnerabilidade que influenciam a violência e a criminalidade. São previstas atividades de prevenção socioeconômica e repressão policial qualificada. A PGR destacou a importância da elaboração de políticas públicas baseadas em evidências, o que será possível com o acesso à base de dados oficiais consolidada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“Há muitos anos, os brasileiros sofrem problemas muito graves na área da segurança pública e demandam ações efetivas de Estado. À frente do novo governo, há pouco tempo, conseguiu-se o que se almejava há vários anos: o compartilhamento de dados da Secretaria de Segurança Pública para formar uma base de dados que desse, em tempo real, informações sobre onde acontecem os crimes violentos e quem os pratica, para que se formulem políticas públicas que possam coibi-los”, destacou Raquel Dodge. Ela ressaltou que os dados oficiais permitem identificar locais mais violentos, e, portanto, políticas públicas podem ser elaboradas com foco específico, além de providenciar assistência social para que as pessoas “não possam, somente ser resgatadas da violência mas reconstruir sua vida com dignidade”.
O projeto-piloto “Em Frente, Brasil” será implementado inicialmente em cinco cidades, uma em cada macrorregião brasileira: Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR). A iniciativa tem o envolvimento do ministérios da Justiça e Segurança Pública; Cidadania; Saúde; Educação; Economia; do Desenvolvimento Regional e da Mulher, Família e Direitos Humanos, além da Casa Civil, da Secretaria-Geral e da Secretaria de Governo da Presidência da República.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
[email protected]
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf