Banda regional oferece ensino de práticas musicais e apresenta performance musical ao vivo, dentro das instituições
Oficina de introdução à Música com profissionais e um show na própria escola. Estes são os resultados da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e o grupo The Stone Ramos, que já alcançou mais de 2 mil estudantes em três escolas da rede pública do Amazonas, em Manaus.
As atividades, segundo a coordenadora de Atenção Psicossocial ao Escolar (Capes) da Seduc-AM, Giani Brito, vão além de ganhos educativos: a música ajuda a desenvolver a sensibilidade dos alunos e é um forte desencadeador de emoções.
“Os jovens têm na música o reforço do sentimento de pertencimento a um grupo e a sensação de manterem conhecimentos comuns, que são vivências essenciais para a saúde mental de todo o ser humano. Além disso, o projeto também valoriza os talentos e potencialidades artísticas de casa um”, salientou Giani.
Oficina – Na metodologia da oficina, os membros da The Stone Ramos trabalham diretamente com os estudantes por cerca de uma semana. O grupo realiza oficinas de introdução à música com o ensino da prática de rudimentos musicais, como a percepção e distribuição dos sons de maneira sucessiva e simultânea, e as prioridades do som com timbre, intensidade, altura e duração, bem como suas variações.
Tudo é demonstrado em exemplos práticos e executados ao vivo, durante o show, conforme o líder do grupo, Frederico Ramos. As aulas são expositivas, práticas e técnicas com instrumentos populares para proporcionar experiência cognitiva, por meio dos sons em suas múltiplas propriedades.
“Para a construção das aulas e metodologias, um diagnóstico é realizado para que se conheça o nível de instrução musical dos participantes e a identificação do ponto de partida. Então, há a introdução aos elementos da linguagem e musical e da canção popular para desenvolver os sentidos de forma imaginária como forma de tradução do mundo que nos cerca”, assinalou Frederico.
Show de talentos – O cantor e músico afirmou que o projeto também dá oportunidade aos estudantes, de forma direta: ao final das oficinas, um Show de Talentos acontece dentro da instituição. Na Escola Aldeia Do Conhecimento Professora Ruth Prestes, localizada no bairro Cidade Nova, tanto os alunos quanto professores se apresentaram com dança e música.
O gestor da Escola, Sérgio Façanha, afirmou que as mostras artísticas – especialmente a coreografia dos Formandos do Turno Vespertino – são de extrema importância para a formação discente. Para ele, as artes auxiliam na qualidade de vida do alunado e a autoestima, resultando em melhor rendimento escolar.
O líder do The Stone Ramos concordou com o gestor. “Em todas as instituições, percebemos talentos para a música e as artes em geral. Ao final, eles são convidados a participar do show e há danças coreografadas, estudantes tocando instrumentos e apresentações solo. É um dos melhores e mais importantes momentos do projeto”, ressaltou o cantor.