O senador Reguffe (Sem partido-DF) disse em plenário, nesta segunda (12) que o país precisa de uma reforma da Previdência. Ele ponderou que a proposta de reforma em tramitação no Senado (PEC 6/2019) contém algumas injustiças, e disse que vai apresentar emendas ao texto.
Uma delas é sobre a progressão de salário de aposentadoria conforme o tempo de contribuição. Reguffe discorda dessa parte do texto aprovado pela Câmara dos Deputados:
— Há um lapso aí, entre 15 anos e 20 anos, em que, se a pessoa contribuir por 15 anos, ela ganha a mesma coisa do que se ela contribuir por 19 anos e 11 meses. Está errado. A cada ano, tem que aumentar também o que a pessoa vai ganhar na sua aposentadoria.
Outra emenda que será apresentada pelo senador é a que prevê mudanças na aposentadoria dos parlamentares. Ele discorda que se altere apenas a previdência dos novos parlamentares. Para o senador, é necessária uma regra de transição.
— Então, a minha emenda visa que todos os parlamentares tenham que aderir ao INSS e receber pelo INSS. Vamos colocar uma regra de transição, mas todos… Acaba-se com a aposentadoria de parlamentar e todos passam a receber pelo INSS — disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)