Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Para atender Emenda Constitucional, Governo do Amazonas propõe PL com ajustes na previdência estadual
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Para atender Emenda Constitucional, Governo do Amazonas propõe PL com ajustes na previdência estadual

10/12/2019
Compartilhar

Projeto encaminhado hoje à Aleam atende alíquota mínima estabelecida pelo Governo Federal
O Governo do Amazonas encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (10/11), Projeto de Lei (PL) para adequar a legislação previdenciária estadual à Emenda Constitucional Federal (ECF) n⁰ 103, de 12 de novembro de 2019, que estabeleceu alíquota mínima de 14% de contribuição previdenciária para Estados, Distrito Federal e Municípios.
O PL apresentado pelo Estado adequa o percentual de contribuição dos segurados e pensionistas dos atuais 11% para 14% sobre a remuneração, subsídios, proventos ou benefícios pagos pelo Estado, conforme estabelece a ECF n⁰ 103/2019, visando o custeio do Programa de Previdência e constituição dos respectivos fundos.
A alteração decorre do que dispõe o § 4º do artigo 9º da ECF n⁰ 103/2019, que estabelece que Estados, o Distrito Federal (DF) e os Municípios não poderão estabelecer alíquota inferior à da contribuição dos servidores da UNIÃO, tendo o artigo 11 da mesma Emenda, fixado a referida contribuição em 14%, até que entre em vigor lei que altere a alíquota da contribuição previdenciária dos servidores públicos da UNIÃO.
O Governo do Amazonas, assim como demais Estados e Municípios, também receberam Nota Técnica da Secretaria Especial de Previdência e trabalho, do Ministério da economia, na qual constam a análise e categorização das normas da reforma previdenciária, conforme sua eficácia e aplicabilidade, em face dos regimes próprios da previdência social dos outros entes da federação.
A nota também estabelece que as alíquotas da contribuição para custeio da previdência nos Estados, DF e Municípios, cobradas dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, não poderão ser inferiores à contribuição dos servidores da UNIÃO.
Regularidade – A Nota Técnica aponta que, a partir da vigência da alíquota de 14% para o regime de previdência da UNIÃO, que será exigida a partir de 1º de março de 2020, os demais entes da federação, a partir dessa mesma data, devem, em regra, alterar a sua alíquota ao menos até o referido percentual, por meio de lei, observando a EC 130/2019, sob pena do regime de previdência do Estado seja considerado em situação irregular.
De acordo com o PL enviado à Aleam, a adequação da alíquota para 14%, a ser destinada ao Fundo Previdenciário de Aposentadoria e Pensões do Estado do Amazonas (FPREV), atende, portanto, imposição da normatização federal, por meio da EC 103/2019, e das orientações expedidas pelos órgãos técnicos federais.
A adequação de alíquota, conforme o PL, também alcança a contribuição patronal do Estado que, na regra previdenciária, corresponde a dois terços do total da contribuição ao sistema. Com isso, a proposta é passar de 22% para 28%, representando o dobro da alíquota do servidor.
A mensagem governamental do PL, encaminhada à Aleam, contempla, anexos, a Nota Técnica da Secretaria Especial de Previdência e trabalho, do Ministério da economia, e parecer do Conselho de Administração da Amazonprev favorável à proposta.
Outros Estados – Atualmente, seis Estados da federação já possuem alíquota igual ou superior a 14%, entre eles Rio de Janeiro, Rio Grande Sul e Santa Catarina. Outros três Estados têm alíquota variando de 12% e 13,5%. O Amazonas está entre os 17 Estados com menor alíquota, de 11% atualmente.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Distrito Federal, Economia, Estado de Santa Catarina, Estado do Amazonas, Estado do Rio de Janeiro, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Legislação, Região Centro-Oeste, Região Sudeste, Região Sul
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Apreensão de cocaína pela PMAM retira do tráfico 370 quilos no Rio Solimões e causa prejuízo superior a R$ 27 milhões

04/12/2025
Governo do Amazonas

Ipaam discute licenciamento ambiental, manejo da fauna e modernização da gestão no Amazonas durante programação de 30 anos

04/12/2025
Governo do Amazonas

Barco Hospital São João XXIII inicia 22ª expedição em Caapiranga com serviços médicos e cirurgias para comunidade ribeirinha

04/12/2025
Governo do Amazonas

Amazonas apresenta projeto de centro de diagnóstico e estadiamento de câncer em encontro nacional do Ministério da Saúde

04/12/2025
Governo do Amazonas

Sejusc realiza ação de cidadania e atende cerca de 250 moradores no Instituto Ebenézer em Nova Floresta

04/12/2025
Governo do Amazonas

Castração de cães e gatos em Manaus terá agendamento presencial no Instituto Iraci Rocha na Cidade de Deus

04/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus