A campanha nacional Setembro Amarelo, promovida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, reuniu, na manhã desta terça-feira (17), profissionais que fazem parte da Segurança Pública do Estado do Amazonas. A pesquisadora e professora de Serviço Social, Lidiany de Lima Cavalcante, falou sobre a valorização da vida, as causas e formas de prevenção ao suicídio para um público formado por membros da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar da capital do Amazonas.
“Parabenizo a Escola do Legislativo que pensou em reunir esse público alvo de extrema importância no trabalho de resgate à vida. Quando falamos em suicídio, é importante percebermos e conhecermos os profissionais que fazem o primeiro acolhimento, sobretudo em vias públicas. Falar sobre suicídio, muito mais do que falar sobre morte, é falar sobre prevenção e sobre vida”, disse Lidyany.
A palestrante abordou o perfil das pessoas que estão com ideação suicida e falou sobre a importância de qualificar os profissionais que atuam combatendo o suicídio nas vias públicas, resgatando vidas. “Os profissionais da segurança pública são grandes parceiros e são essenciais no combate ao suicídio, porque eles atuam para resgatar vidas. E são esses profissionais que fazem o primeiro acolhimento que precisam estar muito preparados e qualificados para atuar, pois esse acolhimento é decisivo para a pessoa que está decidindo entre querer viver e querer morrer”, ressaltou.
Participando da palestra, o capitão do Corpo de Bombeiros, Veranildo de Souza Costa, declarou que é louvável a iniciativa da Casa Legislativa em eventos e cursos como este, pois é uma preocupação da instituição capacitar constantemente seus profissionais que combatem o suicídio.
“O bombeiro está preparado para fazer o resgate de pessoas que querem ser salvas. Nós, na realidade, não estamos qualificados para salvar uma pessoa que não quer ser salva. Dias atrás atendemos uma tentativa de suicídio e foi preciso muito diálogo e muito preparo para tentar salvar aquela pessoa. Em ocorrências como esta, qualquer palavra ou passo em falso da nossa parte pode resultar no suicídio daquela pessoa que não quer ser resgatada e que não aceita nossa ajuda.”, afirmou o capitão.
Representando os policiais civis presentes na palestra, a delegada Allyne Siqueira agradeceu o convite para o evento e a parceria entre as instituições. “É importante que nossos profissionais saibam lidar com essa situação por meio da informação. Precisamos aprender a detectar os sinais de quem está com ideação suicida para ajudar na prevenção e no combate ao suicídio dentro das comunidades e até mesmo dentro de nossas famílias e convívio social. A informação é fundamental para agirmos de forma adequada e efetiva, socorrendo e ajudando pessoas da melhor maneira possível”.
Programação Setembro Amarelo
Dia 18 de setembro:
Palestra Jovens em Conflito com a lei. Tema: valorização da vida e prevenção ao suicídio. Palestrante Adriana Penha, da Sejusc.
Dia 19 de setembro:
Curso de Escuta Qualificada. Tema: como ouvir a pessoa com ideação suicida; o que falar e como agir. Público Alvo: 8º Cicom, CBM-AM, PM-AM, e demais interessados.
Diretoria da Escola do Legislativo da Aleam
Texto: Giselle Campello
Fotos: Rubilar Santos