“Imaginem que seus filhos ou netos estão assistindo vídeos educativos na internet, e de repente, aparece uma criatura medonha mandando eles cortarem os pulsos e se matarem? É isso o que está acontecendo”. Foi com essas palavras que o vereador Fred Mota alertou, na manhã desta terça-feira (19), para o caso da personagem Momo, no grande expediente, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Mota demonstrou profunda preocupação com o tipo de conteúdo ao qual as crianças estão sendo expostas em vídeos na internet. Segundo ele, é preciso que os pais e a sociedade se preocupem com a formação das crianças, e lembrou o massacre ocorrido em Suzano (SP) na última quarta-feira (13).
“O caso de Suzano é um exemplo de como os pais ainda estão desatentos. Parte da culpa é deles, porque não deram a devida atenção para as crianças. É uma situação muito preocupante”, salienta o parlamentar.
A personagem
Originalmente, a Momo foi uma escultura criada por uma empresa japonesa de efeitos especiais, e exposta em uma galeria de arte no ano de 2016. No entanto, hackers passaram a usar a foto da personagem e criar o Desafio da Momo, que consistia em entrar em contato com números aleatórios em todo o mundo. O desafio, semelhante ao jogo da Baleia Azul, tinha como objetivo final o suicídio daquele que o estivesse fazendo.
Um dos casos em que a personagem “invade” um vídeo infantil foi relatado em reportagem do site da revista Crescer de 15 de março de 2019, no qual uma professora de Campinas (SP) afirma que a filha foi exposta à mensagem dos hackers. Juliana Hodar, de 41 anos, salienta que ela e o esposo, Juan Hodar, de 45 anos, conversaram com a filha Bianca, de apenas 8 anos, que estava aterrorizada pela mensagem transmitida pela personagem, que mandava cortar os pulsos e cometer suicídio.
Fred Mota destacou que o uso da personagem por hackers se deve, principalmente, à proliferação do ódio e a falta de amor nos corações. Ele lembra que o ódio e a transferência de responsabilidade dos pais, que não tem dado a atenção correta aos seus filhos, verificando o que eles assistem na internet e a que eles estão expostos, leva a casos como o de Suzano e o da personagem Momo.
“Jesus disse, na Bíblia, em Mateus 24:12, que por causa do aumento da maldade, o amor de muitos se esfriará. Pais, mães, vamos ficar atentos às nossas crianças, porque esse tipo de coisa pode acabar com as nossas famílias”, completou.