O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou, nesta quarta-feira (11), em Plenário, que a sociedade está perplexa com as recentes declarações contrárias à democracia e à liberdade publicadas nas redes sociais. Na opinião do senador, a massificação desse tipo de mensagem pode conquistar a simpatia de parte da sociedade e gerar, como consequência, o questionamento de instituições essenciais à democracia, como o Congresso Nacional e o Poder Judiciário.
Disse, ainda, ser difícil entender a cabeça de quem diz que a democracia e a liberdade dificultam o desenvolvimento do país, especialmente quando a afirmação parte de quem foi eleito democraticamente, por meio de um processo eleitoral legítimo. Nesse sentido, concordou com a afirmação do ex-secretário geral da ONU, Ban Ki Moon, de que somente em regimes democráticos a paz, a segurança, o respeito e o progresso econômico e social são visíveis e viáveis.
— O que passa pela cabeça daqueles que acusam a democracia e a liberdade como dupla espúria de um processo que, segundo eles, só atravanca o desenvolvimento? Somente a ignorância. Repito: somente a ignorância […] não há democracia sem liberdade, nem liberdade sem democracia — alertou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)