Por volta das 21h da sexta-feira (09/08), a Central Integrada de Fiscalização (CIF), com a participação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária, Coordenação Tributária e Corpo de Bombeiros Militar, realizou a Operação Integrada de Fiscalização de Hotéis e Motéis na cidade de Tabatinga, distante a 1.106 quilômetros em linha reta de Manaus, com fins de verificar a regularidade desses estabelecimentos.
Ao fazer a fiscalização em um hotel/pousada localizado na orla de Tabatinga, foi realizada abordagem a um cidadão de nacionalidade peruana, de nome Líder Yahuarcani Canaquiri, 38 anos, que não possuía autorização de permanência em território brasileiro. Em sua posse, guardada no quarto em que estava hospedado, foi encontrada a quantia em dinheiro de R$ 60.270,00 (sessenta mil, duzentos e setenta reais), cuja procedência o homem não soube ou não quis revelar.
Diante dos fatos, o mesmo foi conduzindo à Delegacia de Polícia Federal em Tabatinga, para verificar a origem e procedência do dinheiro e para os procedimentos cabíveis naquela instituição policial.