A companhia teatral BuZum, que circula pelo Brasil em um ônibus adaptado internamente para se converter em um teatro, está levando a peça Curumim a escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. A programação prevê sete sessões diárias até a próxima segunda-feira (23). Na sequência, a companhia pega estrada novamente e segue para mais oito estados do país.
A estreia foi ontem (16), quando o ônibus-teatro esteve na Escola Municipal Lúcio de Mendonça, em Nilópolis, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Hoje (17), os artistas levaram o espetáculo para o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Rubens Paiva, em Curicica, na zona oeste da capital fluminense.
A peça, com 20 minutos de duração, é voltada para a faixa etária de 3 a 11 anos. Retratando uma aldeia de forma divertida, Curumim aborda os costumes dos povos indígenas e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira a partir de uma história indígena sobre a origem da mandioca. As apresentações, voltadas para grupos de até 50 espectadores, são gratuitas.
“O diferencial do BuZum é que ele não é um teatro convencional, no qual as pessoas precisam se deslocar para assistir um espetáculo. Nesse caso, é a companhia que vai à população, apresentando suas peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, mas que também são prestigiadas pela plateia espontânea, de todas as idades, que surge em cada município”, diz a companhia por meio de nota.
Criado em 2010, o BuZum teve projeto aprovado para captação de recursos por meio da Lei Rouanet e tem o apoio da CCR NovaDutra, concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra, que liga Rio de Janeiro a São Paulo. Nesses nove anos, a iniciativa circulou mais de 350 mil quilômetros e fez mais de 10 mil apresentações em mais de 2 mil escolas públicas e, em 2014, a companhia recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.
Em 2019, o ônibus-teatro viajará por aproximadamente 200 dias. O roteiro inclui, além do Rio de Janeiro, os estados de São Paulo, da Bahia, de Santa Catarina, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Mato Grosso do Sul e do Ceará. Além de Curumim, que está circulando nas escolas fluminenses, mais três espetáculos próprios são apresentados ao longo da turnê. Todos eles envolvem mitos folclóricos e buscam valorizar a cultura popular brasileira.
Até sexta-feira (20), a peça vai circular por unidades de ensino da zona oeste: Escola Municipal José Pancetti, em Realengo; Ciep Aracy de Almeida, em Jardim Sulacap; e Escola Municipal Compositor Donga, na Taquara. As apresentações no Rio se encerram, na segunda-feira (23), no Ciep Zumbi dos Palmares, em Acari, na zona norte da cidade.
Edição: Fábio Massalli