Oca do Conhecimento Ambiental Puraquequara encerra atividades com apresentação da Cantata de Natal
Alunos da Oca do Conhecimento Ambiental Puraquequara, zona Leste, da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), participaram do encerramento das atividades pedagógicas deste ano com a apresentação da Cantata de Natal, realizada nesta segunda-feira, 16/12. Na oportunidade, pais, convidados e a comunidade assistiram à apresentação do grupo ‘Ukulelê’, com as músicas ‘Não há lugar’, ‘Dim Dom’, ‘Então é Natal’, além de outras.
Criado em 2013, a Oca atende um total de 56 alunos de segunda à quinta-feira, entre a Escola Municipal Francisco Nunes da Silva e a Estadual Antônio Nunes. Os estudantes participam de atividades de coleta seletiva, reaproveitamento de madeira, consumo consciente e a importância da preservação dos animais silvestres.
Nas sextas-feiras, os pais são beneficiados, com oficinas de reutilização de garrafas pet, pintura em tecido, flores de papel, bolsa e trava de lona de banner.
A assessora pedagógica, Érica Amorim, da Coordenadoria das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, disse que o trabalho visa atender uma comunidade distante, mas com um trabalho temático voltado para as pessoas que moram na localidade.
“É mais um agradecimento, porque a comunidade sempre abraça, participa de todas as atividades, e sempre que são convidados participam das oficinas sustentáveis, que são direcionadas aos pais. Em 2020 teremos o projeto Protetores do Amanhã, que serão agentes ambientais mirins, onde ao final do curso sairão formados para isso”, finalizou.
Para coordenadora da Oca do Conhecimento Ambiental Puraquequara, Antônia Francineia Souza da Silva Bastos, a comunidade local já tem o local como exemplo de aprendizado sobre a temática da educação ambiental.
“Esse ano nós conseguimos fazer muitas atividades. É muito gratificante encerrar as atividades com essa cantata, porque é resultado de um trabalho. A comunidade já está reconhecendo o trabalho da Oca. Voluntariamente os pais vêm entregar materiais reciclados, onde os alunos participam das atividades mais comprometidos e repassam para suas famílias as questões ambientais” disse.
Há quatro anos no projeto ‘Ukulelê’, onde aprende a confeccionar e tocar os instrumentos, o aluno do 8º ano, John Lennon Santos Pereira, 15, da escola municipal Francisco Nunes da Silva, comemora o aprendizado adquirido na Oca.
“Acho legal, o fato de conhecer os instrumentos, tocar e construir. Aqui aprendi a cantar e conhecer também algumas notas. Isso me ajudou na escola na disciplina de matemática, porque no instrumento a gente usa muito a matemática, além de português e história”, contou.
A doméstica Keila Franco Alves Lopes, 27, mãe da aluna do 3º ano, Anne Kelly Alves Lopes, 9, da escola municipal Franciaco Nunes da Silva, comemora a evolução da filha.
“Acho muito legal o trabalho realizado aqui, minha filha aprendeu muito, por exemplo, deixou de ser teimosa, porque era muito rebelde. Outra coisa é sobre o lixo, ela diz que aprendeu e fala para todos da família. Este ano não participei das oficinas, mas ano que vem vou aprender”, comentou.
Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054