O vereador Elias Emanuel (PSDB), levou para discussão em plenário nesta segunda-feira (21/10) o avanço do projeto “Memorial Encontro das Águas” proposto pelo hoje deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) e desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
O projeto conta com um pavilhão em formato de oca com 35 metros de diâmetro na base e sete metros de altura, elevado, em relação ao piso da praça onde hoje é o mirante da empresa Embratel. A estrutura também promete um subsolo com restaurantes e visão panorâmica para o Encontro das Águas.
Uma pesquisa feita em agosto pelo iMarketing “A cabeça do Manauara”, perguntou quais seriam os pontos mais belos da cidade de Manaus. Em primeiro lugar na opinião comum dos moradores de Manaus ficou a Ponta Negra, em segundo, o Teatro Amazonas, símbolo do apogeu da borracha no centro da cidade, e em terceiro, ficou o Encontro das Águas.
“O Encontro das Águas é uma beleza que não dá para vislumbrar pegando uma lanchinha e indo até o encontro dos rios. O Encontro das Águas é bom para ver verdadeiramente do Mirante da Embratel, onde você consegue ver a chegada do rio Solimões em Manaus se encontrando com o Rio Negro e caminhando 18 quilômetros até eles se tornarem o rio Amazonas”, disse Elias Emanuel.
Elias disse ainda, que a prefeitura de Manaus comprou esse projeto do arquiteto Niemeyer há mais de 14 anos, ainda na gestão de Serafim Correa, e que o famoso projeto da ponta branca pode torna-se realidade com o investimento de 50 milhões de reais, inclusive com a construção de teleféricos tornando-o um ponto estrategicamente mais cobiçado turisticamente.
“Nós temos que dar uma visibilidade maior a esse patrimônio natural que nós herdamos que é o encontro das águas, fazer a ponta branca investir no complexo turístico naquele ponto da zona leste é sem dúvida nenhuma, abrir uma nova janela pra a atração turística da nossa capital”.
Devido a localização estratégica, a Zona Leste seria a principal beneficiada com o projeto, uma vez que em decorrência do monumento criaria um grande fluxo de turistas e investimentos, proporcionando mais infraestrutura, segurança, transporte e lazer não só para os visitantes de outras cidades, mas também para os moradores do entorno que hoje não tem essa opção.
Na semana do aniversário de 350 anos de Manaus, o parlamentar destacou a cidade como a região verde mais cobiçada do mundo e encerrou seu discurso pedindo atenção dos governos estaduais e federais para o potencial turístico da capital amazonense, sugerindo parcerias com a prefeitura.
Texto: Assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM