Para o empresário e humorista Murilo Gun, a criatividade é uma habilidade essencial para quem quer empreender. Esse foi o tema que conduziu a palestra ministrada para as mais de 400 pessoas que lotaram o Salão Nobre do Studio 5 Centro de Convenções, que sedia a segunda edição da Feira do Polo Digital de Manaus.
Durante a palestra, feita de forma descontraída e sem muitas regras, Murilo contou um pouco das experiências vividas no Vale do Silício. Ele foi um dos 80 empreendedores selecionados no mundo inteiro para morar e estudar inovação e criatividade na Singularity University no NASA Research Park, no Vale do Silício, por dez semanas.
Para Murilo, todos nascem crianças criativas e crescem adultos sem criatividade. Ele afirma que inclusive os pais muitas colaboram sem querer com essa desaprendizagem.
“É muito normal ver mãe ou pai falando para seus filhos: ‘menino, sai do mundo da lua! Deixa de imaginar besteira, pare com isso!’. Esses comandos cortam aos poucos o senso criativo da criança, que muitas vezes cresce com medo de ousar, de pensar diferente e acaba pensando em um futuro como a maioria das pessoas”, explicou.
Gun também fala durante a palestra sobre a exagerada autocrítica que as pessoas costumam fazer. Ele explica que todo mundo possui um crítico interno, que julga tudo o que se pensa em fazer, duvida das habilidades individuais, critica decisões tomadas e coloca em dúvida a realização dos sonhos.
“Essa voz dentro da nossa cabeça é um dos maiores bloqueadores da criatividade. Todos sabemos que criatividade implica fazer diferente e sempre que pensamos algo diferente, esse ‘crítico’ age jogando nossos pensamentos para baixo”, contou.
–––
Texto – Wesley Paiva