Total de 50 empreendedoras foram selecionadas entre assistidas pelo Polo da DPE-AM no Baixo Amazonas
Cinquenta mulheres atendidas pela equipe do Polo da Defensoria Pública no Baixo Amazonas foram beneficiadas pelo Governo do Estado com concessões do Programa Crédito Solidário nesta sexta-feira (28/06), em Parintins. O governador Wilson Lima entregou as concessões de crédito a 76 empreendedores, dos quais 50 são mulheres assistidas da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) no município. Os valores liberados vão até R$ 2 mil.
A entrega das concessões de crédito ocorreu durante a inauguração do Posto de Atendimento da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). A ação, com recursos totais de R$ 149 mil, foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Afeam, Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
As 50 selecionadas entre assistidas da Defensoria Pública são mulheres em contexto de violência doméstica e familiar ou moram em ocupações de Parintins, como as do Pascoal Alágio, Lady Laura e Castanhal.
As mulheres foram escolhidas porque desenvolvem atividades que podem ser financiadas pelo Crédito Solidário, como as de doceiras, costureiras, cabelereiras, artesãs, vendedoras autônomas de cosméticos, roupas, lingeries, entre outras.
O defensor público Rodolfo Lobo, coordenador do Polo do Baixo Amazonas, afirma que parcerias como essa são de extrema importância para as mulheres que residem no interior do Estado.
“O Polo do Baixo Amazonas entende a importância dessa entrega do Crédito Solidário, em especial para mulheres assistidas pela Defensoria Pública, em virtude da necessidade que as mulheres dessa região têm de maiores oportunidades de se emancipar economicamente, juridicamente, politicamente. Nós buscamos sempre priorizar mulheres hipossuficientes e hipervulneráveis, como por exemplo mulheres vítimas de violência doméstica, de violência familiar, que estão ainda hoje em ocupações. Essa ação do Governo do Estado busca valorizar e emancipar essas mulheres hipervulneráveis de Parintins”, ressalta Rodolfo Lobo.
O defensor geral, Rafael Barbosa, que também participou da entrega do Crédito Solidário, declarou que “a criatividade é um ingrediente importante e fundamental para qualquer governo”.
“A inserção de riqueza por meio da concessão de fomento ao pequeno empreendedor tem o poder de estimular a economia do estado e, principalmente, do interior”, disse Rafael Barbosa. “A Defensoria Pública, ao contribuir com ações como essa, cumpre o seu papel de emancipador dos mais carentes e contribui para o crescimento do Amazonas”.