Geral
9 de Setembro de 2019 às 10h25
MPF/SP sedia maratona de ideias para superação de desafios da administração pública e da sociedade civil
Competição em 14 e 21 de setembro vai reunir até dez equipes para o desenvolvimento de soluções inovadoras
Arte: Fiesp
O Ministério Público Federal em São Paulo sediará nos dias 14 e 21 de setembro o primeiro Ideathon MPF, competição que visa ao desenvolvimento de soluções inovadoras para obstáculos enfrentados por órgãos públicos e pela sociedade civil. Promovido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o evento reunirá até dez equipes, que terão a missão de elaborar propostas transformadoras de acordo com os desafios temáticos apresentados aos competidores.
Os assuntos sobre os quais as equipes irão se debruçar no Ideathon MPF podem tratar dos mais variados temas. Gestão administrativa, atendimento ao público, protagonismo social (controle social), segurança cibernética e comunicação são apenas alguns exemplos. A ideia é que os times busquem maneiras de associar ciência, tecnologia e inovação com o intuito de desenvolver soluções para problemas enfrentados não só por instituições públicas como o MPF, mas também por cidadãos, empresas e organizações não-governamentais.
O Ideathon MPF acontecerá em duas etapas. No dia 14 de setembro, das 8h30 às 12h, serão formados os grupos que participarão da disputa. Nesta fase, cada equipe selecionará um obstáculo para o qual buscará uma solução no dia da competição. A maratona de ideias será concluída em 21 de setembro, das 8h30 às 18h, quando os competidores desenvolverão propostas para os desafios que escolheram. As duas etapas serão realizadas na sede do MPF na capital paulista, localizada na Rua Frei Caneca, 1360, na Consolação.
Poderão participar do Ideathon MPF estudantes, pesquisadores, estudiosos, empreendedores, empresários, integrantes de organizações não-governamentais e cidadãos em geral. Serão conferidos certificados aos participantes.
INSCRIÇÕES. Serão oferecidas 50 vagas para a competição. Os interessados em participar podem realizar a inscrição até as 12h do dia 13 de setembro pelo site da Fiesp. Pessoas com deficiência deverão informar o tipo de deficiência e se necessitam de algum tipo de recurso de acessibilidade comunicacional, tais quais legenda, intérprete de Libras, audiodescrição e material em braille ou fonte ampliada.
O Ideathon MPF é uma oportunidade para que os participantes aprendam técnicas de ideação e ponham em prática metodologias modernas e ágeis de desenvolvimento de soluções. Durante o evento, os competidores terão contato direto com técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos, como o Design Sprint (direcionado à elaboração de soluções digitais) e o Business Model Canvas (destinado à criação de modelos mentais com uso de recursos visuais, de maneira desburocratizada). A junção desses dois métodos, proposta no Ideathon MPF, é inédita no Brasil.
As soluções poderão vir tanto do uso de tecnologias da informação quanto do emprego de tecnologias sociais e de transformação de processos. Eventos nos moldes do Ideathon vêm sendo realizados mundialmente por empresas, instituições e polos produtivos como fomentadores de inovações. Embora tenha maior difusão em áreas tecnológicas, a competição não visa necessariamente ao desenvolvimento de softwares ou outras soluções do gênero, podendo resultar, por exemplo, em mudanças de processos e aprimoramento de fluxos de trabalho.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Informações à imprensa: (11) 3269-5701
[email protected]
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP