Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: MPF recomenda que Prefeitura de Caxias do Sul não inviabilize a XIX Parada Livre de Caxias
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

MPF recomenda que Prefeitura de Caxias do Sul não inviabilize a XIX Parada Livre de Caxias

19/09/2019
print icon 326
Compartilhar

Direitos do Cidadão

19 de Setembro de 2019 às 15h10

MPF recomenda que Prefeitura de Caxias do Sul não inviabilize a XIX Parada Livre de Caxias

Imprimir

Recomendação foi enviada para o prefeito Daniel Guerra nesta terça-feira (17)

Ilustração de Broche com as cores da Bandeira do Orgulho Gay

Imagem: Stock Photos

O Ministério Público Federal encaminhou uma recomendação assinada em conjunto com o Ministério Público Estadual para que o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, se abstenha da prática de atos que inviabilizem, na prática, o exercício dos direitos à liberdade de expressão, de manifestação e de reunião pacífica e em segurança, dos participantes da XIX Parada Livre de Caxias no local solicitado pela organização do evento – rua Marquês do Herval, ao lado da Praça Dante Alighieri.

Íntegra da recomendação

O documento, assinado pelo procurador da República Fabiano de Moraes e pela promotora de Justiça Adriana Chesani, alerta que o poder público municipal de Caxias já negou o pedido protocolado em 17/07/2019 em nome do Grupo Desobedeça LGBT que informava à autoridade municipal competente sobre a realização da XIX Parada Livre na rua Marquês do Herval, entre as ruas Sinimbu e Júlio de Castilhos, no dia 17 de novembro de 2019.

Além disso, a Secretaria Municipal de Urbanismo emitiu um parecer contrário à realização do evento na rua Marquês do Herval, sob o argumento de que “(…) a administração já manifestou a cedência do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho para o evento, além do apoio á mobilidade pela SMTTM, ronda móvel pela Guarda Municipal (SMSPPS) e latões de coleta de lixo e limpeza pela Codeca”, não esclarecendo, em nenhum momento, a existência de motivo de força maior impeditivo, ou a realização de outra manifestação previamente agendada que justificasse a não realização do evento no local solicitado.

No entendimento do MPF e do MP-RS, tal atitude do prefeito dificulta o debate de ideias, a desconstrução de estereótipos e o incentivo à compreensão e à tolerância, fundamentais na  proteção e na promoção dos direitos humanos e na construção de uma sociedade justa e solidária.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7370 / 3284-7421 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: [email protected]
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Cultura, Direitos Humanos, Infraestrutura, Justiça, Ministério Público Federal
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus