A vereadora Mirtes Salles (PR), autora da Cartilha da Mulher – Conhecendo seus Direitos, usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira (26/3) durante o Pequeno Expediente, para ressaltar a importância da Cartilha da Mulher que traz compiladas todas as leis em vigor no país, que asseguram direitos às mulheres brasileiras.
Para a vereadora Mirtes Salles, o livreto em 60 páginas, é uma maneira de divulgar a lei para que mulheres tenham mais acesso a uma leitura fácil e dinâmica onde a mulher irá entender acerca dos seus direitos. “É dessa forma que a Comissão da Mulher está trabalhando para que as mulheres possam ter um retorno não só de atendimento, mas também de entendimento da lei”, salientou Mirtes.
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (PSDB), parabenizou a vereadora Mirtes e disse que a cartilha é um informativo, um instrumento para que as mulheres possam conhecer os seus direitos de forma ilustrativa, e fácil de manusear. O presidente lembrou que já fez parte da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, debatendo assuntos relacionados a violência contra a mulher.
“Os homens têm que participar desses debates juntamente com as mulheres, porque quem pratica a violência são os homens e isso é uma questão de educação. A mídia tem retratado de forma veemente casos de feminicídio, mas infelizmente temos mulheres sendo dizimadas por coisas banais”, disse Joelson Silva.
Hoje á tarde, às 14h, no plenário Adriano Jorge, na CMM, a vereadora Mirtes Salles irá mediar o painel “Mulher +: um olhar crítico sobre o feminicídio”, de propositura do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (PSDB) e amanhã (27/3) irá participar de reunião solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.