A falta de segurança pública na cidade de Manaus foi tema de debate entre os vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante o grande expediente nesta terça-feira (29/10), no plenário Adriano Jorge. O vereador Mauro Teixeira (Podemos) iniciou a discussão pedindo ao Governo do Estado que fortaleça a segurança pública na zona Norte de Manaus.
O vereador contou que a sua equipe foi abordada por dois homens armados em uma motocicleta, no Conjunto Francisca Mendes 2, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, e tiveram os seus pertences roubados. Ele ressaltou que a falta de policiamento é um dos motivos apontados pela população para a ocorrência de tantos assalto na cidade.
“Nós estamos passando pelo caos na segurança pública. Antes existiam as motocicletas que efetuavam o patrulhamento, hoje não se vê mais isso. Minha equipe passou uma situação assustadora, isso é lamentável, a população vive amedrontada. O Governo do Estado precisa tomar uma atitude em relação a falta de segurança na cidade”, alertou.
O parlamentar também destacou a falta de atendimento nos Distritos Integrado de Polícia (DIP), que impediu que a sua equipe registrasse o Boletim de Ocorrência. “A minha equipe se dirigiu ao 15° DIP, logo após o assalto, mas o mesmo não estava realizando o serviço. Em seguida fui até ao encontro da equipe e fomos ao 6° DIP, e este estava tumultuado com várias pessoas aguardando para registrar boletins de ocorrência, eram várias as reclamações de assaltos e não conseguimos fazer um BO”, relatou.
Mauro Teixeira ainda contou que até as Bíblias dos Cristãos que estão indo para as suas congregações estão sendo roubadas. Segundo ele, o assaltante sabe que dentro delas estão guardados o tributo que os fiéis pagam à Igreja. “O que está acontecendo, é que as pessoas estão sujeitas a toque de recolher nas ruas, ninguém mais tem segurança”, afirmou.
Segundo o vereador, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) informou que de janeiro a junho deste ano 2019, foram registrados 20,3 mil ocorrências de roubos na capital.
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM