O vereador Mauro Teixeira (Podemos), faz um apelo ao Governo do Estado, por mais investimento na segurança pública na cidade de Manaus, durante o seu discurso no pequeno expediente, no auditório Zany dos Reis, nesta segunda-feira (25/11), onde está funcionando o plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O parlamentar ressaltou que a sensação de insegurança, somada ao medo, está presente na vida dos manauaras. Ele disse que é preciso que o Governo do Estado reforce o policiamento em toda capital, principalmente nos bairros da zona Norte, como exemplo o Manoa, Novo Israel, Monte das Oliveiras, Monte Pascoal e Santa Etelvina.
O vereador destacou que a segurança pública é dever do Estado, mas nem por isso, deixa de atender as demandas da população, que chegam ao seu gabinete e apresenta requerimento com pedido de mais segurança para as comunidades. “Nós vereadores nós somos os intermediários da população, por isso nos sentimos na obrigação de atender todas as reclamações apresentadas pela população. A zona Norte é a minha área de atuação e todos os dias recebo várias reivindicações dos moradores desta área”, conta.
Mauro Teixeira disse, que conforme dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a taxa de criminalidade cresceu 40,81% em Manaus. Em janeiro deste ano foram registrados 69 homicídios na capital, contra 49 ocorridos em janeiro de 2018. Segundo ele, a maioria desses crimes são motivadas pelo tráfico de drogas. “Quem convive com essa realidade do aumento da criminalidade, são os moradores desses locais, que deixam de fazer denuncias, por conta do medo de represálias”, salienta.
O vereador destacou que a diminuição do efetivo da Policia Militar nas ruas, contribuiu para o aumento no número de roubos e furtos na capital. Segundo ele, conforme dados da SSP-AM, quase 80 mil roubos e furtos foram registrados na capital amazonense no ano passado e pelo menos 50 pessoas morreram vítimas de assaltos ocorridos em Manaus, somente no ano 2018. “A população precisa ter uma resposta imediata. Por isso, faço um apelo ao Governo do Estado que atente, olhe para a falta de segurança pública na nossa cidade”, alerta.
Mauro Teixeira também expôs um dado recente, divulgado nesta segunda-feira (25/11), pela Secretaria de Segurança Pública, mostrando que Manaus registrou somente no primeiro trimestre de 2018, um total de 184 homicídios, sendo que a maioria dos assassinatos ocorreram nas zonas Norte e Leste. “Esses dados são preocupantes, e o que está sendo feito para que essa criminalidade possa ser reduzida? Como vamos ficar tranquilos, se existem moradores que estão abandonando suas casas por medo da criminalidade. Reforço mais uma vez ao nosso Governador, que tome as providencias, não podemos permanecer assim”, finaliza.
Texto: Assessoria do vereador Mauro Teixeira
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM