Objetivo é oferecer mais opções aos turistas no último fim de semana de férias escolares; Ampliação do horário começa nesta quinta (25)
Neste último fim semana de férias escolares, a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) vai ampliar os dias e horários de circulação da Maria-Fumaça para oferecer mais opções aos turistas. A locomotiva fará passeios extras nesta quinta-feira (25) às 13h, 15h e 17h; e na sexta-feira (26), às 11h, 13h, 15h, 17h. Sábado e domingo serão mantidas as saídas às 11h, 13h, 15h e 17h.
O trem percorre um trecho de 4 km, entre as estações Emílio Ribas, no Capivari, e Abernéssia, um dos bairros mais tradicionais de Campos do Jordão. O tempo total do percurso de ida e volta é de 30 minutos e cada viagem tem capacidade para até 64 passageiros.
Até o fim da temporada de inverno, será mantido o valor promocional do ingresso de R$ 23 por pessoa. O bilhete pode ser adquirido nas estações da EFCJ. Crianças com até 5 anos de idade, no colo de um acompanhante, não pagam passagem.
O retorno da atração após quatro anos tem sido um sucesso. Nos dois primeiros finais de semana, 1.140 pessoas embarcaram da locomotiva. No fim de semana passado, foi preciso fazer viagens extras para atender à demanda.
A volta do passeio de Maria-Fumaça foi possível graças a um convênio firmado em maio deste ano com a Prefeitura de Taubaté. A administração municipal cedeu temporariamente a locomotiva para a EFCJ, que em contrapartida vai oferecer treinamento a funcionários da prefeitura na condução desse tipo de trem. Antes de entrar em operação, o veículo passou por revisão na oficina da ferrovia em Campos do Jordão e por testes na via férrea.
A locomotiva a vapor agora utilizada na estrada de ferro é de origem alemã, fabricada em 1927 pela empresa Linke-Hofmann-Werke. Da década de 1920 até a década de 2000 operou em uma usina de cana-de-açúcar, em São José da Laje, no Estado de Alagoas. Em 2004, foi para o Parque do Itaim, em Taubaté, no Vale do Paraíba.
Desde agosto de 2015 a EFCJ não realizava passeios em uma locomotiva a vapor, devido a um desgaste na antiga locomotiva.