O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), anunciou nesta sexta-feira que irá destinar a maior parte de suas emendas parlamentares, cerca de R$ 20 milhões, para investimentos na área de Atenção Básica de Saúde e na Estratégia de Saúde da Família, de responsabilidade das administrações municipais. Foi durante o lançamento do programa “Gestão de Excelência em Saúde dos Municípios do Amazonas”, realizado pelo parlamentar em parceria com a deputada estadual Mayara Pinheiro, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas.
O Programa tem o apoio institucional dos cinco hospitais considerados de excelência pelo Ministério da Saúde – os Hospitais Albert Einstein, Sírio e Libanês, Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, de SP, e Moinhos de Vento (RS), e busca disponibilizar, gratuitamente, para as Secretarias de Saúde dos Municípios do Amazonas, novas ferramentas de gestão e protocolos clínicos com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento da saúde pública do estado
“Minha decisão em destinar a maior parte das minhas emendas à área saúde dos municípios não terá recorte partidário. Independentemente de ser aliado ou não, a gente sabe das dificuldades orçamentárias dos municípios para manter a Atenção Básica. Meu desejo de servir ao Amazonas é maior do que disputas políticas”, disse Ramos, lembrando que a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado serão beneficiados.
Os investimentos na Atenção Básica, explica Marcelo Ramos, terão como consequência o distencionamento das redes de média e alta complexidade, a cargo do Governo do Estado, já que é para estas unidades de saúde que vão os pacientes agudizados que não conseguiram atendimento na Atenção Básica. Ramos explicou que o objetivo do Seminário, que se seguiu ao lançamento do Programa Gestão de Excelência em Saúde dos Municípios do Amazonas, é apresentar aos secretários municipais de saúde o portfolio de ações que os cinco hospitais podem disponibilizar para qualificar a gestão e o atendimento da Saúde Pública na capital e do interior do Amazonas.
Além de prefeitos e secretários de Saúde dos municípios do interior, estiveram presentes ao evento o secretário de Estado da Saúde do Interior, Cássio Espírito Santo, o secretário municipal de Saúde de Manaus, Marcelo Magaldi, e representantes dos hospitais Albert Einstein, Sírio e Libanês, Oswaldo Cruz, Hospital do Coração (SP) e do Hospital Moinhos de Vento (RS).