A Prefeitura de Manaus marcou a história da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) ao conquistar com a Manaus Previdência o primeiro lugar da edição do “Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária – 2019”, Categoria 5. O anúncio de mais este reconhecimento ocorreu na tarde desta sexta-feira, 7/6, pela comissão avaliadora do certame.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disse que estava muito feliz e orgulhoso da premiação. “Conquistamos mais uma vez o primeiro lugar. Isso significa boa gestão administrativa, superávit financeiro e autonomia financeira que nem todas as cidades têm. Algumas têm boa administração, mas não têm uma boa resposta financeira como a Manaus Previdência nos deu”, destacou.
Arthur citou que as aplicações da Manaus Previdência têm em média juros de inflação, mais 6% de rentabilidade. “Temos um bilhão e 30 milhões de aplicação. Para quem era deficitária até um tempo atrás, e hoje é reconhecida nacionalmente, é uma prova clara de amadurecimento institucional da cidade e da nossa Previdência, que agora tem autonomia administrativa por meio de decreto-lei que encaminhei à Câmara Municipal de Manaus e dificilmente algum outro prefeito mandaria uma lei rovogando um passo civilizatório e moralizador como esse”, afirmou.
Os servidores e a diretoria da Manaus Previdência foram parabenizados pelo prefeito pela conquista. “Quero parabenizar a diretora Daniela Benayon e todos os servidores, para que eles se sintam incorporados a essa vitória, por um resultado desse porte. Estou muito orgulhoso de ver uma autarquia independente, sem politicagem, sem interferência. Todos têm uma visão técnica focada para bons resultados, que garantem a aposentadoria e a pensão em dia. A nossa Previdência é procurada por investidores que querem vir casar seu capital com a nossa credibilidade, aumentando a rentabilidade, e isso ajuda no progresso de Manaus. Isso tudo nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, ressaltou Arthur Neto.
Prêmio
O prêmio é uma certificação que comprova que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é uma referência no âmbito da gestão previdenciária. A Manaus Previdência foi destaque na Categoria 5, onde concorrem os entes com mais de 7.001 segurados. A solenidade de entrega da distinção acontecerá no dia 27/6, durante o 52º Congresso Nacional da Abipem, em Foz do Iguaçu (PR).
“A Abipem é uma instituição muito respeitada nacionalmente, e, para nós, sermos atestados por esse órgão, é motivo de orgulho e satisfação. É mais uma prova de que o prefeito Arthur Virgílio Neto está desempenhando um trabalho que fica cada vez mais fortalecido e que consolida a posição do município de Manaus nos primeiros lugares em gestão previdenciária do Brasil”, declarou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, logo após ter recebido a notícia da conquista do prêmio.
Conforme a responsável pelo Comitê de Gestão da Previdência municipal, Márcia Assunção, a autarquia teve que atender a 92 quesitos para poder concorrer ao prêmio.
“Esses critérios foram distribuídos em quatro categorias: investimentos, conselhos, órgão gestor e ente federativo”, explica. “As exigências vão desde a comprovação da aplicabilidade de um regimento interno do RPPS, até a aprovação das contas por parte de um órgão fiscalizador com essa finalidade”, relaciona.
O crivo sobre o atendimento dos requisitos ficou a cargo da comissão avaliadora do Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, composta por três profissionais renomados na área previdenciária ou administrativa: Leonardo da Silva Motta, Ronaldo Ribeiro de Oliveira e Sérgio Miers. O primeiro é coordenador-geral de Normatização e Acompanhamento Legal da Secretaria de Previdência. O segundo, coordenador das Diretrizes de Controle Externo de Previdência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). E o terceiro, diretor-presidente do RPPS de Joinville e vice-presidente Sul da Abipem.
Metas
Vencido o desafio do prêmio da Abipem, Márcia Assunção adianta que ainda em 2019 a Manaus Previdência vai direcionar a atenção da área de gestão para duas premiações e uma certificação: dois prêmios da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), um sobre governança e outro sobre inovação; e a recertificação da ISO 9001/2015, que exige do órgão avaliado uma especificidade maior dos requisitos para a organização entender seu contexto e determinar riscos com uma base para o planejamento. “Vamos iniciar os trabalhos para atender aos requisitos e manter, dessa forma, o patamar de excelência de governança da Manaus Previdência”, conclui.
Linha do tempo
As conquistas da Previdência de Manaus nos últimos seis anos:
2019
– 1º lugar no prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária”, da Abipem;
– Certificação Pró-Gestão – Nível III, do governo federal.
2018
– Manutenção da Certificação ISO e atualização para versão 9001:2015;
– Apontada como modelo de gestão pela Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação, ligada à Secretaria do Tesouro Nacional.
2017
– 4º lugar no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, da Aneprem;
– Troféu Destaque no Prêmio Qualidade Amazonas (PQA- Fieam);
– Referência em estrutura organizacional e modelo a ser seguido pelas demais entidades de RPPS do Amazonas (Relatório da “Força-Tarefa” do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e pelo Ministério Público de Contas do Amazonas).
2016
– Nova Certificação ISO 9001:2008;
– 7º lugar no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária (Aneprem).
Texto – Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência
Foto – Jackeline Brazão / Manaus Previdência
Manaus ganha o primeiro lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária Prefeitura Municipal de Manaus.