A Prefeitura de Manaus realiza, desde a segunda quinzena de junho, as Oficinas de Prestação de Contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) sobre checklist e o Sistema de Controle de Contas (Siacon). A formação ocorrerá em todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e está sendo realizada pela Gerência de Análise e Prestação de Contas, em vários polos até o dia 31/7.
Aproximadamente 960 pessoas participam das oficinas. O público-alvo é composto por gestores e secretários escolares de 475 unidades de ensino, que possuem conselhos escolares e que recebem recursos federais do PDDE nas ações agregadas de Educação Básica, Educação Integral, Estrutura e Qualidade.
Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de acordo com o número de alunos matriculados na escola, além de estudantes das creches municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Durante a oficina foi apresentado um painel gerencial com as desconexões, indicadores e oportunidades de melhorias para o processo de prestação de contas do checklist, ou seja, como devem estar listados, inseridos e preenchidos no processo. Além da ferramenta Siacon, constante no portal da Semed, que apresenta todos os conceitos e passos de como devem ser inseridos os documentos no processo.
De acordo com o gerente de prestação de contas da Semed, Welington Pacheco Ramos, responsável pela oficina, é fundamental que todos saibam como utilizar da maneira correta os recursos federais. “Nós estamos aqui para esclarecimento deles dentro de uma oficina sobre a necessidade de ter os documentos de forma preenchida corretamente. Assim como dentro da nossa plataforma de prestação de contas, o Siacon, para que todos os dados físicos e financeiros sejam inseridos dentro dessa plataforma de prestação de contas da Semed”, completou.
DDZ Sul
Nesta segunda-feira, 22/7, 134 educadores, entre gestores e secretários escolares que fazem parte do conselho escolar de 67 escolas da DDZ Sul, além dos assessores de recursos federais, participaram da oficina. O encontro ocorreu na sala do Telecentro, da escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo, na Vila Amazonas, Parque 10 e vai até esta terça-feira, 23/7.
A assessora de recursos federais da DDZ Sul, Suziane Maria Bandeira de Sousa, disse que a oficina é fundamental. “Os educadores são orientados a como gastar cada verba, porque cada ação é destinada a uma situação dentro da escola”, completou.
A diretora Maria Santana Cunha, da escola municipal Vicente de Paula, bairro Japiinlândia, zona Sul, presidente do Conselho Escolar em sua escola, disse que a oficina é importante para todos que recebem os recursos federais. Para a educadora, que tem na escola o PPDE/ Educação Básica e Qualidade, mesmo já trabalhando algum tempo com isso, sempre é bom ter um conhecimento a mais.
“As oficinas têm que acontecer sempre, porque de vez em quando o processo muda, as coisas mudam e vão inovando. É importante que o gestor, bem como todo conselho e sua esquipe, conheça as leis do PDDE e melhore a qualidade dos trabalhos. A oficina vem para tirar dúvidas e esclarecer melhor todo esse processo”, comentou.
Para a secretária escolar Leila Inácio Dantas, da escola municipal Nazira Chamma Daou, bairro Educandos, que trabalha como tesoureira no conselho escolar na escola, todos devem participar para conhecer as mudanças sobre os recursos federais.
“É importante essa formação para o aprendizado, pois vamos compartilhar esses conhecimentos. A Semed está avançando e a nossa responsabilidade é de não ficar somente no papel. É uma oportunidade muito boa para nós tesoureiros e secretários de escolas envolvidas com esses recursos federais”, contou.
Calendário de oficinas restantes:
Dia – 22 e 23/7 – DDZ Sul
Local – Escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo
Dia – 24 e 25/7 – DDZ Rural
Local – Auditório da DDZ Rural
Dia – 30 e 31/7 – DDZ Norte
Local – Escola municipal Nina de Araújo Costa Lins
Texto – Paulo Rogério / Semed
Foto – Cleomir Santos / Semed
Mais de 900 educadores participam de oficina de prestação de contas Prefeitura Municipal de Manaus.