Maior feira de artesanato da América Latina terá participação de artesão do ‘Manaus Feita à Mão’
O artesão Denizal Melo, participante do projeto “Manaus Feita à Mão”, da Prefeitura de Manaus, foi um dos 50 selecionados, entre 1,5 mil inscritos, para expor suas criações e concorrer a diversas categorias na 20ª edição da maior feira de artesanato da América Latina, a Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte).
“A participação dos nossos artesãos em eventos de visibilidade nacional e até internacional é uma resposta positiva da política municipal para potencializar as qualidades empreendedoras dos artesãos, garantindo a possibilidade de ganhar mercado”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
Concorrendo a três categorias: Design, Arte e Artesanato Reciclável, com obras feitas exclusivamente de lixo eletrônico, Denizal ressaltou sua expectativa com a participação no evento. “Foi uma grande surpresa e alegria, poder ser reconhecido por meu trabalho e, principalmente, mostrar que a reciclagem de materiais faz, sim, toda a diferença”, ressaltou.
O artesão é adepto do Upcycle, técnica que dá vida a objetos que seriam descartados. Entre as peças estão uma motocicleta feita com aparelhos de celulares quebrados, uma lancha feita com um ferro de passar, roupa e peças indígenas feitas com películas de tela de notebooks, todas idealizadas e produzidas por ele.
“Estou muito confiante em participar da feira, e dessa vez espero trazer o prêmio para casa”, assegurou o artesão, que também participou da edição passada do evento.
Para o diretor do Departamento de Economia Solidária e Criativa da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Virgílio Melo, iniciativas como essas são importantes para o incentivo à cultura local. “O objetivo da secretaria com estes projetos é exatamente esse, dar oportunidades a pessoas inovadoras, como o Denizal, de mostrar o artesanato manauara mundo afora”, afirmou Virgílio.
A Fenearte acontecerá de 3 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, e contará com a presença de um público nacional e internacional.
Texto: Lizandra Macedo/Semtepi
Notícias relacionadas