Em rápida fala no Pequeno Expediente desta terça-feira (17), a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) destacou ações governamentais positivas nas áreas de Segurança Pública e Moradia.
Um dos pontos abordados por Alessandra foi o aumento da apreensão de armas pelas forças policiais. Segundo o Governo do Estado, de janeiro a julho de 2019, as polícias Civil e Militar conseguiram apreender 1.419 armas, totalizando um aumento de 15,2% nas apreensões na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto de Criminalística, do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), responsável por periciar o armamento recolhido das mãos de criminosos.
A líder do MDB aproveitou para comentar sobre o Projeto de Lei (PL) encaminhado pelo Governo que trata da regulamentação da bonificação para os policiais civis e militares que apreenderem armamentos ilegais. A matéria deverá entrar em debate na Casa durante as próximas sessões.
“Esse Projeto de Lei está tramitando aqui na Casa, ele bonifica os policiais por armamento apreendido, então a tendência é que os nossos policiais que já estão se dedicando vão se dedicar mais ainda, e isso vai aumentar o número de armas ilegais apreendidas”, disse Alessandra.
Comunidade da Sharp
A vice-presidente da Assembleia também elogiou a atuação do Poder Executivo Estadual em relação aos pleitos das famílias retiradas em 2014 das áreas de risco da Comunidade da Sharp.
Na última segunda-feira (16), o Governo do Amazonas, por meio da Superintendência de Habitação (Suhab), deu início à formalização dos processos que vão viabilizar as indenizações de 68 famílias que foram retiradas de áreas de risco daquela comunidade.
“Isso é uma luta muito antiga do nosso vice-governador, defensor Carlos Almeida, que sempre lutou por moradia digna para as pessoas e agora, como vice-governador e com apoio do governador Wilson Lima está dando dignidade a essas pessoas. Detalhe: elas foram tiradas da área de risco da Comunidade da Sharp em 2014, ou seja, já se passaram quatro governadores de 2014 para cá e somente agora Carlos Almeida e Wilson Lima estão iniciando o processo de indenização dessas famílias que foram esquecidas e ficaram invisíveis para os governos durante mais de quatro anos”, enfatizou Alessandra.
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Sala da Comunicação (92) 3183-4589
Foto: Jimmy Christian