A senadora Leila Barros (PSB-DF) elogiou nesta terça-feira (13), em Plenário, a participação dos 485 atletas brasileiros na 18ª edição dos Jogos Pan-Americanos realizados em Lima, no Peru, de 26 de julho a 11 de agosto.
A parlamentar destacou que, apesar da delegação ter sido menor se comparada às últimas quatro edições do evento, o Brasil voltou a ficar com a segunda posição no quadro geral de medalhas depois de 56 anos. Ela lembrou que foram conquistadas 171 medalhas, 14 a mais que a marca alcançada pelo país no Pan do Rio em 2007. Segundo ela, trata-se da “maior eficiência de uma delegação nacional nos últimos quatro ciclos pan-americanos”.
Leila avaliou que o bom resultado é consequência direta dos investimentos que foram feitos em atletas, confederações e estruturas físicas esportivas, visando principalmente as Olimpíadas do Rio em 2016.
— Sabemos que, desses recursos, houve mau uso de verbas por algumas confederações, gestores e até pelo Poder Público. Porém os números de Lima também provam que muitas confederações e gestores fizeram o dever de casa e apresentaram resultados concretos nesse Pan — disse.
A senadora reafirmou ainda apoio ao pedido de uma CPI apresentada pelo senador Jorge Kajuru (Patriota-GO) para apurar desmandos praticados em todas as confederações esportivas nacionais nos últimos anos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)