Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Julho Amarelo inicia nesta segunda-feira nas Unidades Básicas de Saúde com combate às hepatites virais
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura Municipal de Manaus

Julho Amarelo inicia nesta segunda-feira nas Unidades Básicas de Saúde com combate às hepatites virais

28/06/2019
43482324982 4e92881079 z
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus inicia na próxima segunda-feira, 1/7, a intensificação das ações de combate às hepatites virais. Serão realizadas atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), distribuição de preservativos, intensificação da oferta do teste rápido para detecção da doença e da oferta da vacina contra a hepatite B.
 

 
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, o Julho Amarelo é uma campanha de combate às hepatites virais, instituída por lei federal em janeiro deste ano, que tem como objetivo reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle, alertando sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce.
 
“As ações de combate às hepatites virais são realizadas na rotina diária da rede municipal de saúde. No mês de julho, o trabalho será reforçado para alertar a população sobre a gravidade da doença e a importância das medidas de prevenção que estão disponíveis de forma gratuita nas Unidades de Saúde”, destaca Marcelo Magaldi.
 
A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus (tipo A, B, C, D e E) ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, podendo levar à hepatite crônica, cirrose, câncer e causar a morte do paciente.
 
Os tipos B, C e D são as formas mais graves, com transmissão por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e derivados do sangue, assim como o compartilhamento de seringas, escova de dente, lâmina de barbear, alicate de unha e outros objetos perfurocortantes.
 
A chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS) e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, explica que no Brasil os tipos mais comuns da doença são a hepatite A, que tem transmissão oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável ou por meio de alimentos ou água contaminada, e também as hepatites B e C.
 
“A Semsa disponibiliza vacina contra a hepatite A para crianças de até dois anos, que são as mais vulneráveis no que se refere a esse tipo de hepatite, também tem tratamento e pode ser curada. A hepatite do tipo B não tem cura, mas tem tratamento e pode ser evitada com a vacina. Já a hepatite C não tem vacina, mas tem cura”, informa Rita de Cássia.
 
Como é uma doença que na maioria dos casos não apresenta sintomas, a enfermeira alerta que a principal preocupação é com o diagnóstico tardio, que pode dificultar o tratamento. “Quando o diagnóstico é precoce, é possível cuidar do paciente para que não haja o agravamento da doença, evitando a evolução para cirrose e o câncer, e reduzindo as chances de transmissão. Por isso, a Semsa investe na testagem rápida para as hepatites B e C, serviço que disponibiliza o resultado para o paciente em cerca de 30 minutos”, esclarece Rita de Cássia, lembrando que a Semsa conta com 156 Unidades de Saúde para realizar o teste rápido.
 
Casos
De acordo com Rita de Cássia, os dados coletados por meio do Sistema de Notificação de Agravos (Sinan), atualizados em 25/6, apontam que, no período de 1º de janeiro a 25/6, Manaus registrou 160 novos casos de hepatites virais, sendo prevalentes os tipos B com 87 casos e o tipo C com 46 casos confirmados.
 
“O cenário atual mostra uma tendência de queda dos números nos últimos quatro anos no registro de casos”, afirma a enfermeira.
 
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Foto – Altemar Alcântara / Arquivo Semcom
Disponível em – https://flic.kr/p/29fohjj
Julho Amarelo inicia nesta segunda-feira nas Unidades Básicas de Saúde com combate às hepatites virais Prefeitura Municipal de Manaus.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Aids, Câncer, Cidade de Manaus, Cirrose, Drogas, Estado do Amazonas, Legislação, Manaus, Prefeitura de Manaus, Prefeitura de Municipal de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Vacinação, Viroses
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

54148497636 13bc7c0072 c Orks8M
Prefeitura Municipal de Manaus

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

18/11/2024
54147526362 6c2fb22063 c BMyw4o
Prefeitura Municipal de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

18/11/2024
Novembro 14 Nota feriado 2 dakyMy
Prefeitura Municipal de Manaus

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

18/11/2024
BANNER NOTA PY93AE
Prefeitura Municipal de Manaus

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

18/11/2024
736A3990 1024x683 RoXpMm
Prefeitura Municipal de Manaus

Em tempo recorde, prefeitura conclui obra na Mário Ypiranga

18/11/2024
54145622777 fd1bfac7ce c pzmzak
Prefeitura Municipal de Manaus

Prefeito David Almeida recepciona presidente norte-americano Joe Biden em Manaus e destaca a importância da visita

17/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus