Nesta quarta-feira 2, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu a visita de 58 jovens e adolescentes do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), uma ONG que oferece cursos preparatórios para inserção desse público ao mercado de trabalho, para o primeiro emprego. Todos com idade entre 15 e 17 anos.
A visita faz parte do programa “Conhecendo o Legislativo”, uma das atividades da Escola do Legislativo José Lindoso, em que alunos participam de várias atividades e informações sobre cidadania, conforme explica a pedagoga Josy Kelly Rocha Martins, ao explicar sobre os procedimentos para esse intercâmbio.
“Entramos em contato com as escolas, ou as escolas entram em contato conosco. Mas antes desse processo de visitação, há uma palestra de educação cidadã, onde são abordados temas como os três poderes, o voto consciente, a questão da responsabilidade quanto a ser cidadão de verdade. Para saber que a política faz parte da nossa vida, que política não é um assunto restrito aos políticos, mas também à comunidade como um todo. Esse é o objetivo do programa”, afirma.
Josy Kely esclareceu que a Espaço de Cidadania, uma instituição privada, prepara jovens em vulnerabilidade social para ser encaminhados a empresas.
Também da Escola do Legislativo, o servidor Altemir Barreto lembra que muitos estudantes, antes das visitas, nunca haviam conhecido o parlamento, o plenário, nada sabiam do trabalho dos deputados. “Depois das visitas, eles saem alegres e satisfeitos”, garante.
As estudantes Jussara Batista, 14 anos e Nataly Custódio da Silva, 17 anos, confirmam a informação. Jussara está na oitava série, Nataly cursa a nova série e ambas estudam na Escola Municipal Antonio Matias Fernandes, no bairro União, Zona Centro-Sul de Manaus.
Concursados da Seduc ocupam galeria
Enquanto uma das galerias era ocupada pelos jovens e adolescentes do Espaço Cidadania do CIEE, outra parte era ocupada por um grupo de concursados da Secretaria de Educação (Seduc). Eles se manifestaram portando cartazes em que pediam a convocação dos aprovados no concurso realizado em 2018.
A deputada Therezinha Ruiz (PSDB), presidente da Comissão de Educação da Aleam explicou, da tribuna, que o processo de convocação de todos os aprovados será concluído até o final do ano, conforme já prometido pelo governador Wilson Lima (PSC) e o secretário da Seduc, Vicente Nogueira. O cronograma de convocação dos aprovados foi divulgado e não pode ser atropelado, explicou a deputada que esteve reunida com um grupo desses concursados. A reivindicação faz parte do movimento “Convoca Já”.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Elizabeth Menezes
Fotógrafo: Rubilar Santos/Aleam