Pouco mais de uma semana depois dos jogos Escolares 2019, a Vila Olímpica de Manaus abre as portas para mais uma grande competição. Na próxima segunda-feira (05/08), a Confederação Brasileira de Desporto Universitária (CBDU), em parceria com Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), dará início aos Jogos Universitários, fase regional, com participação de aproximadamente 800 atletas universitários, de 28 instituições de ensino superior público e privado, dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei nos naipes masculino e feminino.
A competição vai até 10 de agosto e conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). “Nos últimos anos, tivemos atletas universitários nas seleções brasileiras. Isso mostra o alto nível dos jogos universitários. O melhor é ver a juventude unindo o esporte com os estudos”, elogia Caio André de Oliveira, secretário da Sejel.
A cerimônia de abertura será às 19h do dia 3, com local ainda a ser definido pela organização do evento. A solenidade vai contar com a presença do vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, que estará em Manaus a convite da Federação Amazonense Universitária de Desportos (Faud).
Em 2020, a Faud comemora 60 anos, e a presidente Lilian Valente afirma que a contribuição da entidade para com a sociedade amazonense é histórica, merecedora de reconhecimento e comemoração. “É a federação mais antiga do Amazonas, e a realização desses jogos é um sonho realizado. Temos a certeza que os atletas darão o máximo e a competição será equilibradíssima”, afirmou.
JUBs – Desde o ano passado (2018), os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são realizados em três fases: estadual, que já ocorreu de 1 a 31 de maio; a etapa regional, que começa no dia 3 e vai até 10 de agosto; e a etapa Nacional, a ser realizada de 21 a 28 de outubro em Salvador (BA). “Para quem gosta de jogos em alto nível, os jogos universitários são a fase mais próxima dos profissionais. Como é na Vila Olímpica de Manaus, toda a comunidade pode assistir”, finaliza Lilian.